ESPAÇO DA FÉ

Pecados mortais (5)

O cenário político brasileiro das últimas décadas é um dos piores da história recente

Por Pr. Jorge Linhares
Publicado em 04 de abril de 2019 | 03:00
 
 

“Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” I Tm 6:7-10

O cenário político brasileiro das últimas décadas é um dos piores da história recente. Foram milhares de milhões de reais desviados de recursos públicos para os bolsos de pessoas desonestas que, para seu próprio bem, devastaram a esperança de muitos. Tudo em nome da avareza, um dos sete Pecados Capitais.

O Senhor nunca disse que o dinheiro é mau, porque dependemos dele para suprir nossas necessidades. O amor, o apego ao dinheiro, sim, é a raiz de todos os males; pois, por causa dele, muitos roubam, matam, destroem famílias, reinos e nações. O dinheiro em si mesmo é bom, mas temos de dominá-lo, e não ele a nós. Existem pessoas muito avarentas, que se deixam dominar pelo dinheiro. Quanto mais têm bens materiais, mais desejam adquiri-los. Se não conseguem de forma honesta, passam a usurpar dos cofres públicos, a exemplo de muitos maus políticos. O avarento não se importa com as coisas do Reino de Deus.

A avareza é idolatria. E a Bíblia nos exorta a fazer oposição forte a esse pecado. O apóstolo Paulo ensinou aos colossenses: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria” (Cl 3:5). O avarento tem a alma agitada, está sempre insatisfeito com aquilo que possui, tem apego exagerado às coisas materiais. As coisas espirituais ficam sempre em segundo plano ou sem plano algum. O avarento, raramente é dizimista ou ofertante em sua igreja.

Na Bíblia, encontramos vários personagens avarentos, mas também outros desprendidos de avareza, a exemplo de Neemias, que, como governador tinha direito de cobrar um salário para si e para seus servos. Todavia, por 12 anos, enquanto governou, abriu mão do salário, para que seu povo não fosse oprimido. Ele nunca quis acumular riquezas, mas tinha o coração firme na execução das obras do Senhor. Ele não construiu monumentos, mas pediu a Deus que se lembrasse dele e levasse em conta tudo que fez pelo povo.

O antídoto contra a avareza é a generosidade. Ser generoso significa dar aos outros muito além de coisas materiais, mas ter um coração disposto a ajudar, ter misericórdia e alma cheia de graça. Ser generoso é compartilhar, não apenas dar o que nos sobra. Precisamos ser como Jesus, que sendo rico se fez pobre por amor a nós, para que, por meio de sua pobreza, nos tornássemos ricos. Assim, o melhor antídoto contra a avareza é a cruz. Tudo que fizermos precisa ter valor também para o Reino de Deus.

LEIA MAIS

Saiba mais sobre o assunto no livro “Os 7 Pecados Mortais”. Pedidos: (31) 3491-2266, vendas@editoragetsemani e no site.

FÉ PRA VIVER

Acesse o canal Fé Pra Viver no YouTube e confira reflexões bíblicas.

GETMOVING

Você é convidado(a) para participar do GetMoving, todo sábado, das 18h às 19h. Com uma visão inovadora, o GetMoving é um culto com duração de uma hora e tem como principal objetivo o crescimento baseado na Palavra de Deus. Rua Cassiano Campolina, 360, Dona Clara, BH.