Super Fe

Usar a boca para o que é certo

Publicado em: Qui, 12/02/15 - 03h00

“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca”.

Lucas 6:45-46

A Bíblia nos relata a história de um homem que ficara cego, mas que soube usar a sua boca para dizer as palavras certas no momento certo. Ele não enxergava, mas teve visão, se prostrou no caminho por onde Jesus passaria e, no momento exato clamou: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Poderia ter dito muitas palavras de murmuração contra sua enfermidade, já que não era cego de nascença, mas simplesmente clamou e fez Jesus parar e responder: “Que queres que te faça?” Diante das palavras direcionadas à pessoa certa, Bartimeu teve seu desejo de voltar a ver prontamente atendido, pois, o Mestre disse: “vai, a tua fé te salvou.”

Infelizmente, vivemos num mundo em que muitas pessoas não têm visão, olham apenas para as circunstâncias e começam a proclamar palavras malditas contra Deus, contra os governantes, contra a sociedade. A boca só fala do que está cheio o coração. Assim, se alguém está cheio de maldições, sua boca só vai proferir maldições, tristezas, amarguras, decepções e frustrações. Precisamos nos mirar no exemplo de Bartimeu e usar os lábios de uma forma bonita, para pronunciar apenas coisas boas.

Logo após ser curado por Jesus, Bartimeu lançou sua capa fora, posto que vivia à beira do caminho, a mendigar. Quantas vezes a capa que usamos nas nossas vidas não nos deixam ver o caminho, a verdade, de viver o amor. Muitos vestem a capa do orgulho, do desrespeito humano, do amor ao dinheiro e às riquezas. Outros se revestem com a capa do prazer mundano, do egoísmo, do orgulho, do sofrimento, da murmuração, da maledicência e da soberba, entre outras tantas capas malditas, e se esquecem de louvar a Deus pela vida, pelo ar que respira, pelos livramentos de cada dia.

Temos que arrancar essas capas que nos cegam, nos escondem e nos afastam do amor de Deus. Mas não basta tirar a capa, temos de atirá-la fora, para que não corramos o risco de voltar a usá-la. Bartimeu era cego, mas enxergava mais que muitas pessoas, pois sabia que quando Jesus chama algo maravilhoso acontece. Ele sabia que Jesus iria dizer-lhe: “Joga essa capa fora, joga seu mundo fora, joga o lixo fora.” Que, assim como o filho de Timeu, saibamos usar nossas palavras somente para o bem, para clamar por coisas boas e duradouras, para abençoar pessoas, para clamar pelo amor de Jesus.

Pr. Jorge Linhares
www.getsemani.com.br
Twitter: @_JorgeLinhares



LEIA MAIS

Saiba mais sobre esse assunto lendo o livro “Usar a boca para o que é Certo”. Pedidos: (31) 3491-2266 e vendas@editoragetsemani.com.br.

UNDERGROUND

O ministério Metal Gospel, com a apoio da Vineyard Pub, vai realizar o 1º Congresso Underground, em Betim. Será no dia 7 de março, das 13h às 21h. Show com as bandas Tributo Eterno, Insigna Flee, Intercessão, Seiva Bruta, Teomacron e Liv. Entrada franca. Inscrições devem ser feitas no www.metalgospel.com.br.

‘VEM E SEGUE-ME’

A Renovação Carismática Católica (RCC) realiza há 17 anos, na região de Venda Nova, um retiro no Carnaval intitulado “Vem e Segue-me”. O encontro tem a participação de lideranças, membros dos Grupos de Oração e convidados. O 17ª Vem e Segue-me será realizado de 14 a 17/2, no Colégio Franciscano Coração de Maria, no bairro Candelária. Informações: 8572-4758 (Oi), 9404-2136 (Tim) e 9711-6522 (Vivo).

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.