SUPER HISTÓRIAS

Odair fez sucesso na Toca e no futebol português

Odair, 45, começou no Venda Nova, em Belo Horizonte

Por Wilson José
Publicado em 25 de novembro de 2018 | 03:00
 
 
Cruzeiro de 1998 - Em pé: Wilson Gotardo, Dida, Russo, Bentinho, Gilberto e Odair. Agachados: Ricardinho, Alex Alves, Elivélton, Marcos Paulo e Fábio Junior. Arquivo pessoal Odair Bordes

Odair, 45, começou no Venda Nova, em Belo Horizonte, e depois foi para o Democrata de Governadora Valadares, onde se destacou, antes de se tornar zagueiro do Atlético. Emprestado ao Galo, disputou seu primeiro Brasileirão em 1996, sob o comando de Eduardo Amorim.

O Atlético não adquiriu os direitos do zagueiro, e Odair foi emprestado ao Cruzeiro. O clube da Toca da Raposa ficou com o atleta em definitivo, e com a camisa azul Odair foi campeão da Libertadores de 1997, duas vezes campeão mineiro e vice mundial.

Em 1998, o jogador foi negociado com o Sporting Braga, de Portugal, onde jogou por quatro temporadas. Em 2002, se transferiu para o Belenenses. No ano seguinte, vestiu a “camisola” do Penafiel.

No futebol português, Odair marcou dez gols em uma só temporada e pôde exibir sua fama de zagueiro-artilheiro. Um gol inesquecível para ele foi na vitória de 3 a 2, de virada, em cima do Benfica, quando defendia o Sporting Braga.

Ao todo, Odair fez 28 gols em quase sete anos na Europa. Depois, achou que era hora de retornar ao Brasil e mostrou seu futebol no Uberlândia, Araxá, Mineiros-GO, antes de encerrar a carreira em 2009, jogando pela Funorte, de Montes Claros, sua cidade natal.

 

Orgulho das amizades e do aprendizado

Odair se sente orgulhoso ao comentar as amizades que fez no futebol, como Taffarel, João Carlos e Everaldo. Ele atuou com jogadores de excelente nível, como Dida, Wilson Gotardo, Fábio Junior, Marcelo Ramos, Gilberto, Euller, Renaldo, Moacir, Fábio Augusto e Everaldo.

Aprendeu muito com os técnicos Eduardo Amorim, Paulo Autuori e Levir Culpi. Em Portugal, trabalhou com os brasileiros Marinho Perez (Belenenses) e Guto Ferreira (Penafiel). Odair mora em Montes Claros e atua no ramo imobiliário. Ele sempre participa de jogos beneficentes.