SuperDicas

Verde Campo, Santuário do Caraça e MinasTchê
Publicado em: Sat Jun 20 03:00:00 GMT-03:00 2015

Verde Campo Gourmet

Se você gosta de cozinhar e tem a preocupação de comer bem e de forma balanceada, a Verde Campo tem um ótimo programa pra você: um curso ministrado pela chef Doris Gomes. Na edição do próximo sábado, dia 27, do “Verde Campo Gourmet Fit”, quem participar das aulas vai aprender dicas e receitas fit, como canapé de palmito e torta de queijo e espinafre.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail verdecampogourmet@gmail.com. No mesmo endereço, os interessados podem solicitar mais informações sobre o curso, que acontece na capital.

E se você quer participar das atividades sem pagar nada, atenção! Duas vagas gratuitas serão disponibilizadas por meio de um concurso cultural que está rolando no Instagram @verdecampo.

História e Natureza

O quê: Santuário do Caraça
Onde: Santa Bárbara/Catas Altas
Quanto: Entrada no local – R$ 10 por pessoa

Que tal colocar o pé na estrada em direção a um lugar que te oferece uma oportunidade única de mergulhar na história mineira enquanto aprecia as mais belas paisagens, bem no meio das montanhas de Minas? Minha dica de hoje é reservar pelo menos um fim de semana para conhecer o Santuário do Caraça, localizado nos municípios de Santa Bárbara e Catas Altas, na região Central do Estado, a 120 km de Belo Horizonte – acesso pela BR–381 sentido Vitória.

Reserva Particular do Patrimônio Natural, o local, no passado, abrigou um colégio onde estudaram grandes nomes da política brasileira, como os ex-presidentes Arthur Bernardes e Affonso Pena. Hoje, umas das atrações mais procuradas pelos turistas são os museus, que contam a história dessa época por meio de objetos que fazem parte do próprio acervo do santuário. Para quem gosta de estar em contato com a natureza, a dica é percorrer uma das diversas trilhas que levam a cachoeiras, piscinas naturais, grutas e construções antigas. Mas atenção! As trilhas devem ser feitas sempre com a presença de guias. Outra atração à parte são os lobos-guará que, toda noite, são alimentados pelos padres que vivem no local.

Quem for ao santuário de ônibus deve ir até Santa Bárbara ou Catas Altas e, de lá, pegar um táxi até o local. Mais informações em www.santuariodocaraca.com.br

MinasTchê chega à capital

Um pedacinho da região Sul do Brasil volta a Belo Horizonte até o dia 28 deste mês. É que, até lá, a cidade recebe a 13ª edição da MinasTchê, evento que traz artesanato, danças tradicionais, vestuário e culinária regional.

Hoje e amanhã acontece, no evento, a FestItália, que traz como principal atração o Tombo da Polenta. Confesso que desconhecia a tradicional brincadeira italiana. Um cortejo com violeiros e sanfoneiros percorrerá a feira levando um caldeirão com aproximadamente 150 kg de polenta. Em um determinado ponto, o cortejo para, o alimento é despejado em um grande recipiente e depois distribuído aos frequentadores com molho à bolonhesa.

A MinasTchê acontece na Serraria Souza Pinto, e a entrada custa R$ 6.