TOSTÃO

Zé Regrinha e Zé Corrupto

Redação O Tempo

Por Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2017 | 03:00
 
 

Como Atlético-PR e Coritiba não fizeram acordo com a TV Globo, decidiram fazer a transmissão do clássico pela internet. Além dos 25 mil torcedores presentes no estádio, havia, segundo noticiário, 170 mil conectados no momento do jogo. Aí, o árbitro, por ordem da Federação Paranaense de Futebol (FPF), cancelou o jogo, com a alegação de que os profissionais contratados para trabalhar na transmissão não estavam credenciados. Teriam que ter feito o credenciamento com até 48 horas de antecedência. Por causa de uma regra, que deveria ser flexível e permitir o credenciamento no momento do jogo, a Federação suspendeu o espetáculo e desrespeitou o direito dos torcedores. Muitos disseram que foi por ordem da TV Globo. A emissora e a Federação negaram.

Se a decisão foi apenas por causa do credenciamento, o que ninguém acredita, já que a Federação estava em litígio com os dois clubes, prevaleceu a decisão de mais um Zé Regrinha, que quis ser mais realista que a realidade. O Brasil está cheio de Zé Regrinhas e de Zé Corruptos.

Um dia depois, a CBF aprovou o pedido de alguns clubes de que, a partir de 2018, o Atlético-PR não poderá mais usar o gramado sintético de seu estádio, com a alegação de que leva vantagem técnica.

O Atlético-PR sempre foi muito bom em seu estádio, com ou sem grama sintética. Além disso, foi um grande investimento do clube, aprovado pela Fifa. Gramado sintético não pode, mas péssimos gramados são permitidos. O Atlético-PR diz que tudo foi retaliação por causa das outras condutas independentes do clube.

Por outro lado, achei correta a outra decisão da CBF, de não permitir venda de mandos de campo durante o Brasileirão. É ruim para o Flamengo ou para algum outro clube que tem grande torcida fora de seu Estado, mas muitas vendas de outros clubes interferem na justiça técnica da competição.

A CBF tomou outra decisão surpreendente, injusta, a de dispensar o técnico Rogério Micale da seleção sub-23, por causa do fracasso no Sul-Americano, após conquistar a medalha de ouro olímpica. Será que Tite foi consultado?

Atlético-PR, contra o desconhecido Deportivo Capiatá, e Botafogo, contra o Olímpia, ambos no Paraguai, disputam vagas para a fase de grupo da Libertadores. O Botafogo tem mais chances, pois ganhou em casa por 1 a 0. Foi uma grande surpresa o Atlético-PR sofrer três gols em casa, no empate por 3 a 3. O Capiatá se adaptou facilmente à grama sintética.

Hoje, é dia de clássico entre Corinthians e Palmeiras. Os torcedores do Corinthians, durante o jogo anterior, gritaram: “Se não ganhar na quarta-feira, o pau vai comer”. Do outro lado, muitos torcedores do Palmeiras acham que, com o time atual, é proibido perder para o rival. O ambiente bélico já está pronto, dentro e fora de campo.

Até Dorival Júnior, que faz ótimo trabalho no Santos, com um time muito mais barato que vários outros grandes, foi hostilizado por causa de duas derrotas seguidas.

Torcedores de Vasco e Flamengo não aceitam, em hipótese nenhuma, uma derrota no sábado. Vem por aí mais violência. A intolerância com os jogadores e, principalmente, com os técnicos, é absurda.

Enquanto Vasco e Flamengo procuravam um local para jogar, o Maracanã continua abandonado. A associação de incompetência e de corrupção destruiu o estádio, símbolo do futebol mundial.

Estreia

O empate do time misto do Cruzeiro com a URT mostrou que o elenco é bom, mas nem tanto. Thiago Neves vai estrear hoje, contra o São Francisco, do Pará, pela Copa do Brasil. Como ele não atua há quatro meses e ficou por quatro anos nos Emirados Árabes, há dúvida se vai ser um reforço importante ou apenas mais um bom jogador. Vai entrar pela esquerda, no lugar de Alisson. Vai ter que voltar para marcar, como faz Alisson.

O Atlético ganhou do América com mais facilidade do que se previa. O Coelho foi para frente, quando perdia por 2 a 1, e abandonou sua sólida defesa. Fred mostrou, mais uma vez, seu talento de artilheiro. Como Fred se machuca muito, há riscos de ele ficar fora em muitos jogos, e o time sentir a ausência de Pratto.