Vida Saudável

Autocontrole 

Publicado em: Sáb, 11/11/17 - 03h00

Autocontrole é a capacidade de controlar nossas emoções e nossos desejos, ou seja, é a capacidade de saber fazer nossa gestão emocional. Quem não tem autocontrole pode incorrer em problemas de relacionamento no trabalho e na família. Se, em várias ocasiões, você está com o “estopim curto”, com riscos de perder o controle, continue a ler a coluna desta semana e veja o que pode ser feito para melhorar as nossas frustrações, intolerâncias e irritações diárias.

Autocontrole é a habilidade de tomar as rédeas das nossas emoções, em especial as mais fortes como a raiva e os ímpetos de fúria. Apelamos para a nossa capacidade de autocontrole sempre que estamos diante de situações que não nos agradam muito, como o encontro com um chefe chato, um vizinho inoportuno, ou as que nos colocam frente a determinados riscos e sob pressão. Ter autocontrole é saber “pisar no freio” dos impulsos para que um pequeno desentendimento entre colegas ou na família não tome proporções maiores.

Em quase todas as situações, utilizamos o autocontrole para seguir as normas sociais de boa convivência. Entretanto, nem sempre é fácil manter o domínio de nossas reações. E, como acontece com a maioria das características humanas, existem grandes diferenças entre as pessoas. Em nossa sociedade, quem tem bom domínio de si mesmo é, em geral, mais respeitado pelos outros do que pessoas consideradas instáveis e imprevisíveis. Pessoas com bom autocontrole são, em geral, mais bem-sucedidas no trabalho e mantêm relacionamentos mais estáveis.

Bom, então, o que podemos fazer para controlar estes impulsos de descontrole no dia a dia? Existem alguns pontos importantes que podem nos ajudar a ter mais tolerância nas diversas situações. Inicie tomando consciência de suas emoções e o que te perturba. Não se controla aquilo que não se conhece. Liste também as reações irracionais que tomou recentemente e que gostaria de controla-las. Quando você identificar as situações em que pode perder o controle emocional você terá a chave para gerenciá-las.

Pratique o bom humor. Tente levar as coisas um pouco mais na esportiva. Todos os assuntos levados a serio demais ficam mais difíceis de resolver. Procure também ser mais flexível com a sua agenda. Ser muito radical com tudo na vida provoca mais estresse, intolerância e mais irritabilidade. Conte até dez antes de responder alguém. Precisamos avaliar se algo é tão importante que não possa esperar. Resolver as coisas de cabeça quente normalmente tem resultados desastrosos. Deixar o clima esfriar e resolver a situação quando todos estiverem mais calmos é um hábito salutar. Enfim, exercícios de relaxamento, se adicionados à rotina diária, poderão ser uma ferramenta de grande utilidade.

Lao Tsé, filósofo e alquimista chinês, falou sobre o tema: “na condução das questões humanas, não existe lei melhor do que o autocontrole”.

Faça uma boa semana.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.