Saúde

Bom ânimo 

Publicado em: Sáb, 30/04/16 - 03h00

Hoje em dia, manter o ânimo e o bom humor não é tarefa fácil. Constantemente encontro pessoas desanimadas e infelizes e os motivos são os mais variados. Geralmente, as queixas giram em torno do trabalho, brigas familiares, nas relações amorosas e na falta de dinheiro. Manter o bom ânimo é uma questão de saúde emocional e da possibilidade de “virar o jogo” quando as coisas não vão tão bem.

Um momento onde a falta de ânimo e motivação pode ser claramente percebida seria quando você acorda de manhã sem saber por onde começar e sem vontade até mesmo para sair da cama. Sabe o que deve ser feito, mas não tem ânimo nem para iniciar as tarefas mais simples. Tudo parece sem graça e precisa de, literalmente, se arrastar para fazer qualquer coisa.

Para você melhorar o seu dia e de outras pessoas, tente ser mais otimista diante das adversidades. Procure imaginar coisas boas e tenha fé em dias melhores. A fé é sempre importante no processo. As palavras certas podem mudar a vida de uma pessoa, por isso alimente diariamente o seu espírito com pensamentos positivos. Uma maneira de melhorar seu estado emocional é sendo sempre otimista. Pensamentos pessimistas não irão ajudá-lo. Sorria para a vida e ela retribuirá com tudo que você tanto almeja. Faça o bem para outras pessoas e não aja com arrogância e pretensão. A humildade é uma característica dos vencedores. Reconheça seus erros. Aquela pessoa que não enxerga seus defeitos estará fadada ao fracasso.

Para afugentar o desânimo, algumas dicas devem ser seguidas. Primeiramente, busque a paixão pelo trabalho. Não faça simplesmente por fazer. Não tem como você se forçar a gostar de algo que não lhe dê prazer. O que importa é encontrar atividades que lhe deem chances de se sair bem e lhe proporcionem satisfação, assim você será mais ativo e terá mais ânimo. Diga não à “síndrome da segunda-feira”. Não comece a semana pensando que é o início do calvário. No caminho para o trabalho, em vez de focar no trânsito caótico, escute uma música, lembre-se dos momentos agradáveis do final de semana. Chegue ao trabalho sorrindo e dando bom dia aos colegas. Traga com você o bom ânimo. Isso contamina o ambiente de forma positiva e produtiva.

Nunca se desespere! Todos têm algo a conquistar; e mesmo que não pareça, o sucesso está sempre próximo. Já falei, nesta mesma coluna, que tudo na vida passa, inclusive as coisas ruins. Deixe de reclamar e siga em frente com seus propósitos. Aprender com os erros é vital. A pessoa não nasce um vencedor, torna-se um. Nada vem de graça. Seja persistente e resiliente. Não tentar é o pior dos fracassos. As pessoas costumam se arrepender mais das coisas que deixaram de fazer do que das que realizaram. Use o medo a seu favor, ele pode vir a ser um ótimo gerador de motivação, ou seja, você tem medo ou receio de fazer algo? Vá e faça. O enfrentamento de nossos medos é uma alavanca para melhora do ânimo. Aprenda com o passado, e construa seu futuro hoje. Aproveite o máximo de cada dia, não se entregue. Tome as decisões hoje, pois amanhã pode ser tarde demais. A procrastinação cobra seu preço lá na frente.

Faça uma boa semana.

A humildade

é uma característica dos vencedores. Reconheça seus erros. Aquela pessoa que não enxerga seus defeitos estará fadada ao fracasso.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.