Vida Saudável

Cobertor pesado

Redação O Tempo

Por Dr. Telmo Diniz
Publicado em 30 de junho de 2018 | 03:00
 
 

O inverno deste ano chegou no dia 21 deste mês e vai se estender até setembro. As temperaturas prometem dias de grande frio e, junto com os dias mais gélidos e o ar mais seco, vão vir as doenças típicas desta época do ano. Entretanto, não é de gripe que vou falar. Quero chamar a atenção para um fato pouco observado e falado entre a gente, que é o da pessoa dormir mal e até ter insônia a depender das roupas de cama que ela escolhe, inclusive do peso dela. Na coluna de hoje, vamos falar que um “cobertor pesado” pode fazer uma enorme diferença na sua noite e na saúde como um todo.

Um cobertor mais pesado pode reduzir a ansiedade, diminuir o estresse e, de quebra, melhorar a qualidade do sono. Pelo menos é isso que demonstram algumas pesquisas e estudos na área. Você, caro leitor, já pensou nessa possibilidade? A de usar um cobertor mais pesado para melhorar sua noite? Pessoas que são muito ansiosas, com dificuldade para relaxar e iniciar um sono reconfortante, podem utilizar esse método, que é simples, barato e sem contra indicações.

Cobertores pesados são especialmente eficazes para aliviar a ansiedade. É o que revelou um estudo de 2008 publicado na revista “Occupational Therapy in Mental Health” que demonstrou que eles oferecem uma terapia segura e eficaz para diminuir a ansiedade nos pacientes estudados. Esses resultados foram também corroborados em outro estudo – este, de 2012 – publicado na “Australian Psychiatry”, que indicou que cobertores pesados diminuíram com sucesso sintomas de angústia e sinais visíveis de ansiedade na população avaliada.

Um sono ruim e de baixa qualidade certamente vai atrapalhar seu desempenho no dia seguinte. Insônia crônica vai andar junto e de mãos dadas com as doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial por exemplo. Portanto, uma boa noite de sono trará dias mais produtivos e com mais astral, o que irá impactar diretamente em sua saúde.

Um cobertor pesado se molda ao corpo da pessoa exercendo uma determinada pressão, o que ajuda no relaxamento, aumentando a liberação de serotonina e, por consequência, aumentando a produção da melatonina – hormônio responsável por noites de sono mais repousantes. É uma terapia sem medicamentos, que pode ajudar no sono de uma parcela da população. A esse tipo de terapia se dá o nome de “profunda estimulação táctil por pressão”. É um efeito semelhante ao de quando se recebe uma massagem, em que a pressão exercida sobre o corpo proporciona benefícios físicos e psicológicos.

Cobertores mais pesados podem vir acompanhados de pastilhas especiais que são costuradas em compartimentos de toda a sua extensão de modo a manter o peso adequadamente distribuído. O peso do cobertor atua nesse tipo de terapia e age sobre os receptores táteis, localizados em toda a extensão do corpo. Quanto o cobertor deve pesar vai depender do seu tamanho e da sua preferência pessoal, podendo variar entre 7 kg e 13 kg. Já existem no mercado cobertores feitos exclusivamente para essa finalidade. Você pode optar por produtos mais em conta, mas não deve esquecer de que ele deve ter um peso extra para que possa exercer as funções pretendidas.

Faça uma boa semana.