Artes Cênicas

Canções de Odair José inspiram ‘Eu Vou Tirar Você Deste Lugar'

Redação O Tempo

Por Bárbara França
Publicado em 17 de julho de 2014 | 16:25
 
 
Retratos. “Eu Vou Tirar...” é inspirado na música e nos personagens de Odair José ALEXANDRE MAGNO/DIVULGAÇÃO

Numa época em que cantar em português era considerado vergonhoso por muitos artistas que precisavam competir com a música pop internacional, o goiano Odair José, 65, vendia milhares de discos embalando o dia a dia da população na sua língua pátria, com o maior orgulho.
 
De um romantismo derramado, as letras que abordavam o amor em bordel, o casamento, a separação, a saudade e até a pílula anticoncepcional renderam a Odair a alcunha de “cantor das empregadas”, algo que marcou a infância de Sérgio Maggio, diretor do musical “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar”, em cartaz no Sesc Palladium neste sábado (19) e domingo (20).
 
Acostumado a ficar na companhia daquelas que trabalhavam na sua casa, Maggio passava os dias ouvindo na rádio verdadeiras crônicas cujos personagens atravessaram décadas e hoje são inspiração para o texto do espetáculo. “Minha relação com Odair vem desde criança. As músicas dele eram verdadeiras histórias”, comenta o jornalista e dramaturgo, que guardava certo desejo de ajudar a tirar o cantor do pejorativo – e injusto – brega e colocá-lo em seu verdadeiro lugar: entre os grandes intérpretes da música popular.
 
Lugar que o tempo tem mostrado ser merecidamente de Odair. Em 44 anos de carreira, 32 discos lançados e mais de 400 músicas gravadas, o cantor e compositor, que já foi comparado a Bob Dylan por seu veio rock, é um verdadeiro hitmaker. Modéstia à parte, aliás, ele considera existirem em sua discografia pelo menos cem músicas muito boas, ou, nas suas palavras, excelentes.
 
Dentre elas, 20 compõem a comédia musical ambientada na São Paulo da década de 1920, quando a cidade foi abalada pelo escândalo do assassinato de uma cortesã por um renomado advogado, e de 1970, no auge da ditadura militar. “Quando Sérgio me disse qual era a ideia, eu achei genial, me identifiquei bastante, meu repertório é em cima do cotidiano, tem tudo a ver com meu espírito”, conta Odair, que atuou como supervisor musical.
 
A parceria com o diretor se deu organizando e reorganizando a ordem das músicas ou sugerindo algumas que se encaixavam melhor na trama, transformando-se em viagem por grandes sucessos e por outros mais lado B, que mostram uma faceta rocker que muita gente não conhece.
<CW-28>Com direção musical de Alex Souza, “Eu Vou Tirar Você Deste Lugar” conta em seu elenco com a cantora Maria Alcina, famosa pela voz grave que deu vida a “Fio Maravilha”. Interpretando as canções de Odair José pela primeira vez, a cantora já era escolha definitiva do diretor ainda no período de gestação da peça. “Ela arrebata como atriz, traz um escracho da escola de vedetes e sabe colocar seu estilo muito bem! Quando criava a personagem, não tinha dúvidas, era ela!”, conta Sérgio, sobre o papel da veterana cafetina.
 
O resultado, como define o próprio Odair, é um “bordel bem rock’n’roll”. E as guitarras não param por aí. Seu novo disco, “Dia 16” está para sair do forno, só não se sabe ao certo se no 16 de agosto ou de setembro. “Eu nasci nesse dia e o disco é todo sobre fatos ligados a ele desde que o mundo é mundo. Está bem legal, é rock”.
 
 
Eu Vou Tirar Você Deste Lugar – As Canções de Odair José
Sesc Palladium (r. Rio de Janeiro, 1.046, centro, 3214-5355). Neste sábado (19), às 20h, e domingo (20), às 19h. De R$ 20 a R$ 50.