Artes Cênicas

Emoções silenciosas do amor

Redação O Tempo

Por Giselle Ferreira
Publicado em 24 de julho de 2014 | 18:38
 
 
‘Inverno’, baseada em texto do norueguês Jon Fosse, é dividida em quatro atos e lança mão de elementos audiovisuais MÁRCIO MONTEIRO/DVULGAÇÃO

A trama é simples. Um homem, uma mulher, um banco de praça, um encontro, um quarto de hotel. Todas as histórias do mundo já foram contadas, mas se é a forma que as diferencia, “Inverno” – nova montagem que Rita Clemente estreia na próxima sexta (1º) – pretende esmiuçar o caso de amor até os mínimos detalhes. 
 
Baseado na obra homônima do escritor norueguês Jon Fosse, o espetáculo parte de uma literatura crua e minimalista para tratar do tema mais global entre todos os outros – o amor. O homem casado e a estrangeira, interpretados respectivamente pelos atores Leonardo Fernandes e Bruna Chiaradia, são os perfis dos desconhecidos que se encontram, se relacionam e discutem, em minúcias, o amor. 
 
“O Jon Fosse tem uma linguagem muito seca. Quando a gente lê pela primeira vez já se tem a impressão de que ele não é um drama convencional. Mas, quando começamos a trabalhar o texto, descobri muito mais do que isso: a crueza é só aparente e esconde para revelar muitas coisas nas entrelinhas. É tão lindo. Quando vamos pra sala de ensaio, descobrimos a cada dia uma nova questão delicada por trás. É como se o texto estivesse falando ao universo. É como se as palavras se traduzissem emoções silenciosas, que não estão explícitas mas que vão se revelando, pedindo ações e reações e instaurando sentimentos muito delicados”, explica Rita Clemente sobre a obra de Fosse, que é frequentemente comparado com o dramaturgo irlandês Samuel Beckett. 
“Para mim, o Fosse é ainda mais simples. Ele acolhe pequenas situações, enquanto o Beckett é mais existencialista. E o maravilhoso do Fosse é o microcosmo, aquele pequeno recorte que ele torna grande a partir do detalhe e das nuances escondidas nas relações”, conta a diretora, que desistiu de atuar para colocar em prática sua interpretação da obra.
 
Jogo
 
Dividida em quatro atos, a peça lança mão de elementos audiovisuais e da trilha sonora para somar aos diálogos. O cenário e o espaço, que para Rita vem em primeiro lugar, também ganhou atenção redobrada. “Entendi que as quatro partes tinham uma característica de quadros, assim como é na construção de um filme. Isso me levou a buscar um jogo entre essas linguagens – teatro, música e vídeo. Tentei fazer isso de uma maneira que não sobrepujasse o texto, uma vez que ele é muito formal e delicado. A música, por exemplo, vai se fazendo e refazendo, se construindo até o fim – assim como é com o texto e os vídeos. Escolhemos essa linearidade de propósito pra que não houvessem contrapontos e apêndices”, observa, sobre a trilha de Márcio Monteiro, que também assina como assistente de direção.<EM><QA0>
 
Inverno
Dir. Rita Clemente
Baseado na obra de Jon Fosse.
Com Leonardo Fernandes e Bruna Chiaradia
Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (av. Afonso Pena, 4.001, Mangabeiras, 3229-3131). Sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h. De 1 a 10 de agosto. R$ 10 (inteira).