Música

Para cantar até debaixo d’água 

Redação O Tempo

Por Bárbara França
Publicado em 18 de outubro de 2014 | 03:00
 
 
Ana Cristina se aventura pelo mundo das águas e discute o ambiente e a diversidade ÉLCIO PARAÍSO/DIVULGAÇÃO

Nas areias escaldantes das praias do Ceará, havia um jacaré tomando sol. A provável tradução para o nome indígena “Jericoacoara” foi a inspiração para a cantora Ana Cristina criar seu mais novo projeto infantil “Aquático”, que será lançado em Belo Horizonte neste domingo (19) no Teatro Bradesco. Ela, que sempre quis fazer algo com a temática, achou interessantíssima a história do bicho de água doce que foi parar na beira do mar. 

 
“Isso foi no final de 2011, quando eu estava por lá e ficava brincando com as crianças, pensando: ‘de onde veio esse jacaré? Como posso usá-lo para meu projeto?’”, conta Ana. Foi daí que veio a ideia de construir uma história em que Jabá, o protagonista, abandonado em uma lagoa suja, sai pelo mundo em busca de amigos e água limpa. 
 
Coincidência ou não, durante o processo de produção, ela achou uma carta do seu Vô Geraldo que criava dois jacarés na sua casa do Espírito Santo e automaticamente as palavras rememoraram sua infância, quando passava férias na praia. É muito jacaré para uma vida só! 
 
Com direção musical de Caio Graco e da própria Ana, serão apresentadas 14 músicas inéditas de motivos aquáticos e personagens diversos, que ganharam músicas de convidados especiais, como a paraibana Socorro Lira, o pernambucano Silvério Pessoa, a paranaense Fernanda Sander, o sul-matogrossense Márcio de Camilo e os mineiros Chico Lobo, Luiz Rocha, Érika Machado, Kristoff Silva e Flávio Henrique. 
 
No melhor formato big band, o lançamento conta com cinco músicos tocando multi instrumentos e a participação de Pierre André, que faz a voz de Jabá no disco. A baleia, a lagosta, a tartaruga, o golfinho e a moreia também estarão lá, na voz da Ana. 
 
Com essa secura toda, veio muito a calhar um espetáculo cujo cerne é a busca pela água. “Temos que criar essa consciência desde pequenininho, para que não aconteçam situações horrorosas que vivemos”. Mas, como é uma busca também por amigos, o lançamento por discutir o respeito às diferenças. “O respeito ao outro e a consciência com relação ao meio ambiente são a base de tudo”, diz.
 
Lançamento do CD “Aquático”, de Ana Cristina
Teatro Bradesco (r. da Bahia 2244 – Lourdes) 
Dia 18 (domingo), às 16h. R$ 10 (inteira)