MÚSICA

Apocalyptica celebra Metallica 

Grupo finlandês de metal sinfônico Apocalyptica traz a turnê “20 Anos de Plays Metallica by Four Cellos para o Music Hall

Por Jessica Almeida
Publicado em 18 de novembro de 2017 | 04:00
 
 
Grupo finlandês de metal sinfônico comemora os 20 anos de ‘Plays Metallica by Four Cellos’ Foto: Christian Ripkens

 

Tudo começou com o Metallica para o grupo finlandês de metal sinfônico Apocalyptica. A paixão pela banda norte-americana de trash metal unia todos os integrantes e foi a partir dela que eles entraram no mercado fonográfico em 1996 com o disco “Plays Metallica by Four Cellos”. “Depois disso, nós quisemos experimentar como bandas como Sepultura, Slayer e Pantera soariam no cello. Essa era a ‘nossa coisa’. Acredito que foi um processo natural e importante para que em 2000 nós pudéssemos lançar nosso terceiro álbum com material autoral e nos estabelecermos como um grupo de heavy metal de cello, tentando entender todas as possibilidades que podemos realizar com nossos instrumentos”, afirma o integrante da banda Perttu Kivilaakso.
 
Foi por isso que nasceu a turnê “20 Anos de Plays Metallica by Four Cellos”, que a princípio seria composta por apenas alguns shows na Europa e acabou se tornando uma turnê mundial já há quase dois anos na estrada. A banda finalmente aporta no Brasil para quatro shows no país e um deles será em Belo Horizonte, na próxima quinta (23). “Nossa paixão pela música do Metallica nunca acabou e depois desses incríveis 20 anos é maravilhoso poder voltar a esse estado original, àquilo que nos uniu no começo de tudo”, diz.
 
O show começa com os quatro violoncelistas tocando o disco na íntegra, depois entra a bateria e eles tocam outras músicas do Metallica. O repertório ainda é composto por músicas deles como “Orion”, “Battery”, que eles ainda não tinham performado ao vivo. 
 
Perttu se diz ansioso pela chegada à América Latina, e diz que gosta do público do Brasil, onde já se apresentaram em 2006 e 2011, pela sua receptividade. “São quatro shows e vamos a cidades que ainda não conhecemos (como Belo Horizonte). A atmosfera do povo é muito forte, é um sentimento muito inacreditável, ir pro palco sabendo que todo mundo está muito empolgado e poder sentir isso no ar”, comenta.
 
Novo disco
 
A turnê ainda segue até o ano que vem e ao final eles devem entrar em estúdio para gravar o sucessor de “Shadowmaker” (2015). “Ainda não estamos trabalhando propriamente nele, mas temos muitas ideias. Mas uma coisa é certa, vamos trazer o cello bem mais para linha de frente”, adianta.
 
Apocalyptica
Turnê “20 anos de Plays Metallica by Four Cellos”. Music Hall (av. do Contorno, 3.239, Santa Efigênia). Dia 23 (quinta), às 20h. A partir de R$ 140 (3º lote, pista, meia entrada).