Moda

Não erre no tom 

Certo ou errado? Listamos os truques descomplicados de make que valorizam a pele negra

Por Lorena K. Martins
Publicado em 20 de junho de 2015 | 03:00
 
 
A jornalista e blogueira Karla Lopes não dispensa batom para valorizar seus lábios LINCON ZARBIETTI / O TEMPO

Escolher uma base para chamar de sua e que respeite seu tom e textura de pele é como escolher aquele perfume que você vai usar nos próximos 30 anos – mesmo que apareça alguma novidade que faça você traí-lo alguma vez. Mesmo vivendo em um país repleto de misturas culturais, produtos direcionados especialmente para as peles morenas e negras ainda ficam devendo nas prateleiras. Com as poucas opções, surgem ainda as dúvidas sobre o make certo para esse tipo de pele que, cá entre nós, são muitas. O que pode ou não pode, afinal?

Para a jornalista Karla Lopes, que também mantém um blog mostrando achados e truques de beleza especialmente para o seu tom de pele, a questão de combinar é muito relativa. Dona de olhos grandes e lábios carnudos, Karla sempre testa todas as cores de batons possíveis, já que é um item indispensável para qualquer mulher. “Sabendo usar os produtos, tudo combina. Não sabendo o usar, a escolha sempre pode ser equivocada”, acredita.

Mas a escassez de tonalidades disponíveis no mercado em produtos para a cobertura da pele, como a base, ainda complica o abastecimento na sua nécessarie. “Muitas marcas insistem em fazer bases com fundo rosado e acinzentado; o primeiro, muito raro nas peles negras no país, e o segundo, temido por elas. Além disso, sinto muita falta de produtos para o contorno do rosto”, confessa.

Enquanto o mercado de cosméticos tenta aumentar sua paleta de cores de pele que atendem mais e mais mulheres, a publicidade nomeia cada vez mais mulheres negras para suas campanhas de beleza. Neste ano, a cantora pop Rihanna celebrou por ser a primeira beleza negra à frente da Dior, posto também já ocupado pela atriz Lupita Nyong’o, que emprestou a sua beleza para a Lâncome e Zoe Saldana para a L’oreal Paris. Com tantas representantes lá fora, é um momento mais que mais que oportuno para que indústria de cosmético daqui comece a abrir os olhos.

Dicas de ouro

Para a maquiadora Bruna Gouveia, do salão Tif’s, o primeiro passo para encontrar uma base na tonalidade ideal para a pele negra é procurar marcas com mais tonalidades de cores – M.A.C, Make Up For Ever, Mary Key e quem disse, berenice? são algumas delas. “Antes de comprar, teste o produto de preferência durante a luz do dia, para que a pele não fique com aparência acinzentada. Opte por bases que tenham o fundo amarelo que adaptam melhor à pele. A negra já tem aquele viço natural, a ideia é sempre valorizá-la com iluminador e cobrir somente o necessário, sem carregar”, ensina.

Bruna faz questão de frisar que nos olhos é preciso prestar atenção às tonalidades de sombras e investir sem medo no tom de dourado. “O que eu não aconselho são as cintilantes e claras, como o cinza, branco e azul claro. Pode usar cores vibrantes com o delineador que tem uma infinidade de cores e são mais práticos de usarem do que a própria sombra”.

Nos lábios, assim como a jornalista Karla, que gosta de explorar toda a paleta de cores possíveis de batons, a maquiadora indica experimentar o que mais combina com você. “A boca da negra é volumosa e tem que chamar a atenção. Um truque é apagá-la com corretivo, selar com pó compacto e depois passar o batom para que ele fique com a tonalidade real e também dure mais”, comenta.

Já Karla prefere contornar os lábios com precisão para não borrar o batom. “Também passo corretivo em volta da boca para deixá-la mais iluminada e saltada. Iluminador no arco do cupido, aquele “v” acima dos lábios superiores, e um pouco de pó mais escuro abaixo dos lábios inferiores também ajudam a boca a ter mais destaque”, ensina.

Já o receio do blush é comum para qualquer mulher. Para Bruna, em todos os tipos de pele, o produto tem a função de dar um ar corado e saudável, sem ficar artificial demais. Para as morenas e negras, os tons mais terrosos – como coral, terracota e laranja – ficam mais bonitos e naturais e os rosinhas precisam ser evitados. “Existem alguns batons que ficam excelentes se forem usados também como blush, para dar aquele ar de saúde. Os mais escuros, como o roxo, podem também dar certo, mas é preciso testar antes”, indica.

Por dentro dos truques de make

Sem exageros 

De acordo com a maquiadora Bruna Gouveia, do Tif’s, a pele negra é naturalmente mais acetinada e precisa cobrir somente o necessário. Antes do make, ela usou primer transparente misturado ao hidratante na jornalista Karla Lopes.
 
Acerte no tom
Base - Escolher a cor da base é fundamental para qualquer tipo de pele. No caso da negra, opte por uma de fundo amarelo para evitar aquela pegada acinzentada e opaca – a dica é a linha NC da M.A.C). Na maquiagem da Karla, ela usou corretivo (da marca Kryolan) misturado com hidratante, e arrematou com um pó de textura solta que e mais aveludando e sequinho somente na zona T: nariz, testa e queixo. 
 
Cores que melhor combinam
Tonalidade  - A primeira regra, no caso das negras, é investir nos tons de dourado e evitar os claros e prateados. Cores também são permitidas. Em Karla, a maquiadora usou uma sombra marrom no côncavo, iluminador nas têmporas e arrematou com um delineador azul, além de valorizar as sobrancelhas para levantar o olhar.
 
Valorizando os detalhes
Boca - De acordo com Bruna, um batom poderoso pode valorizar ainda mais a boca carnuda. A maquiadora usou o vermelho, cor que, segundo ela, fica bem com qualquer tipo de pele. Na hora do blush, ela sugere passear pela paleta dos tons de bronze, como o cobre, coral, terracota, marrom e ocre. O usado aqui foi o Taj Mahal, da Nars.
 
Dicas para manter a pele bonita 
Truques - Para a jornalista Karla Lopes, alguns cuidados são essenciais. “Hidrato a minha pele de dentro para fora para também protegê-la mesmo em dias nublados. Não abro mão de água termal, que é cheia de minerais que acalmam a pele”. Na hora de se maquiar, destaca alguns pontos do seu rosto a seu favor. “Foco na a boca, olhos e maçãs do rosto. Adoro batom colorido, máscara de cílios em excesso e contorno abaixo das bochechas”, ensina.