Disney

Princesa latina da Disney usa vestido mineiro 

A estilista brasileira Layana Aguilar desenhou a peça inspirada nos bordados de sua avó

Por Lorena Martins
Publicado em 21 de maio de 2016 | 03:00
 
 
Layana Aguilar foi revelada após sua participação no “Project Runway” Lorenzo Bevilaqua

Esse vestido vai ficar na história, e fará parte de

gerações e gerações de meninas e

meninos que amam princesas e a Disney

A moda festa mineira já conquistou todo o Brasil e, agora, abre seu espaço também nos palácios da Disney. A mais nova princesa latina do estúdio, batizada de Elena de Avalor, ainda nem chegou às telas brasileiras, mas já está dando o que falar entre os fãs de animação. Seu figurino de festa foi criado por Layana Aguilar, 31, estilista natural de Governador Valadares e que mora há 14 anos nos Estados Unidos – hoje ela reside em Connecticut.

O contato aconteceu quando a Disney solicitou a Tim Gunn – principal mentor do programa “Project Runway” – que recomendasse um designer para criar o vestido de Elena. A escolhida foi Layana, que participou da 11ª temporada do reality.

Ela conta que a inspiração para criar o primeiro vestido estampado de uma princesa Disney veio da lembrança, ainda criança, de sua avó bordando flores e outras figuras coloridas quando ainda moravam em Nanuque, município mineiro que pertence ao Vale do Mucuri. Elena vai estrear usando a criação da mineira em julho deste ano no Disney Channel norte-americano. Enquanto ela não aparece por aqui, conversamos com a Layana sobre o processo de criação, sua carreira e sua ansiedade em ver os seus filhos, Henzo, 3, e Kaya, de apenas um mês, brincando com bonecas que vestem sua criação.

Quando começou a sua trajetória na moda?

Desde pequena gostava de me vestir para chamar atenção. Customizava não só as minhas roupas, mas também as roupas da minha mãe e irmã. Aos 10 anos, eu realmente não tinha nenhuma habilidade de costura. Cerca de 90% do que eu tentava ‘criar’ era um desastre. Fiz minha irmã chorar várias vezes. Mesmo deixando minha mãe muito zangada, ela acreditava no meu potencial. Quando fiz 11 anos, ganhei uma máquina de costura. Não era uma máquina profissional, mas eu era capaz de costurar roupas para bonecas. Quando fui crescendo, comecei a entender mais sobre moda e fiquei viciada em comprar roupas e vestir minhas amigas para festas. Mas como morava em uma cidade pequena, não pensava sobre carreira em moda. Além disso, eu dançava balé e jazz desde os 4 anos. Eu pensava em seguir a carreira de bailarina.

Foi quando me mudei para os Estados Unidos, há 14 anos, que eu descobri o mundo da moda e, finalmente, encontrei o meu destino profissional. Fui aceita na faculdade de moda FIT (Fashion Institute of Technology), em Nova York.


E a sua experiência no mercado fashion, onde você já trabalhou?

Durante o meu tempo na faculdade, tive a oportunidade de estagiar para grandes marcas como Wes Gordan, Marchesa e Oscar de la Renta. No último ano de escola, ganhei um prêmio com o meu vestido no projeto final e, depois de terminar os estudos, continuei no Oscar de la Renta por dois anos. Em 2012, decidi lançar a minha própria marca, a “Layana Aguilar”.
Como você foi parar no “Project Runway”?

Meu melhor amigo viu um anúncio para o casting do reality e me encorajou a participar. Depois de um processo super longo, fui convocada para a temporada.


Como surgiu o convite para você desenhar a roupa da primeira personagem latina?

O Tim Gunn, que é o nosso mentor no programa, me indicou para esse projeto. Ele trabalha com a Disney fazendo a voz do mordomo Baileywick, do desenho animado “Sofia, the First” (“Princesinha Sofia”), onde a princesa Elena aparecerá.


De onde surgiu a inspiração para criar o vestido da Elena, que também é a primeira princesa latina da Disney?

Quando recebi a ligação do produtor do desenho e ele me contou sobre a princesa Elena, imediatamente eu sabia que a cor tinha que ser: vermelho! Depois, decidi fazer algo diferente e criar uma estampa bem colorida para o vestido. Com o propósito de injetar algo único da minha infância na estampa, comecei a lembrar de quando tinha 9 anos e adorava ficar vendo minha vovó bordando. Ela sempre bordava flores que pareciam mandalas, cujo significado é perfeito para descrever a história da princesa Elena e um pouco da minha também. A arte das mandalas representam a busca de propósito e realização pessoal.


O que essa experiência de vestir um desenho animado te acrescentou como estilista?

Essa oportunidade é um sonho que nunca imaginei realizar! Esse vestido vai ficar na história e fará parte de gerações e mais gerações de meninas e meninos que amam princesas e a Disney. Eu fico muito feliz de trazer tanto orgulho para minha família e para o Brasil. Tudo isso significa muito mais que fazer coleções a cada temporada de moda.


E como está sendo a repercussão dessa colaboração para a Disney? Quais são os seus projetos daqui em diante?

A cada hora que entro no meu Facebook vejo uma matéria nova sobre o vestido. Meu nome está em toda parte dos Estados Unidos e da América Latina. Eu já tinha vários projetos com a minha marca e agora, com o vestido, mais e mais. No final deste mês, estarei viajando pelo EUA para participar de um “press tour” com a Disney.