Então, brilha!

Feliz beleza nova! 

Para fazer bonito nas festas de fim ano sem abrir mão do brilho, inspire-se nas produções de maquiagem para enriquecer o look

PUBLICADO EM 17/12/16 - 02h00

A agenda do fim de ano geralmente é lotada de confraternizações e nem sempre há tempo e disponibilidade para se entregar aos salões de beleza. É por isso que, nesta hora, o ideal é se virar em casa e colocar mesmo a mão na massa – ou melhor, nos pincéis.

Mesmo que a menção a festas remeta a grandes produções, a ideia, aqui, é descomplicar mesmo, mas sem abrir mão do brilho e – por que não? – das cores. Aproveite que o glitter e o gloss estão no auge das tendências de beleza para a pele. Para Letícia Motta, do salão The Jazz, a maquiagem para celebrações permite combinações inusitadas, herança da forte tendência dos anos 80 que também chegou ao universo da beleza.

“A boca pede tons mais quentes, como o vermelho e o coral, com textura de gloss, enquanto os olhos são arrematados com cílios postiços e delineado mais grosso e bem puxadinho nas laterais”, explica. O foco no olho repleto de brilho, supervisto nas últimas passarelas, ganha ainda mais destaque com iluminadores nas têmporas e glitter no rosto, responsáveis por dar up nas produções básicas. O diferencial, agora, é que ele é usado de maneira pontual e elegante, como um acessório – portanto, nada de exageros carnavalescos, ok?

Letícia ensina que para aderir, é preciso estar atenta: “A maquiagem colorida precisa ser trabalhada de forma harmoniosa. Mesma coisa com o brilho – por isso, prefira sombras com glitter que já vêm na medida certa”, ensina.

Para o empresário e beauty artist Silvio Nogueira, o ideal é sempre usar cores que harmonizem com a tonalidade da pele, sem exageros na produção. “Glitters ou sombras cremosas acobreadas e douradas para quem tem pele mais morena fica ainda mais chique! Já a pele clara combina com dourados mais queimados e pratas mais acessos”, sugere Nogueira.

Para que o brilho fique ainda mais intenso, ele compartilha um truque: “Molhe o pincel na água termal e passe na sombra. Ela vai mudar de textura, e o tom vai ficar ainda mais vibrante”, assegura ele, lembrando que esse artifício também garante a maior fixação. Confira, a seguir, produções que vão te ajudar a fazer ainda mais bonito nas festas.

Vá de cor!

Olhos O olhar marcado por sombra cintilante é o grande destaque nesta maquiagem. Letícia Motta, do salão The Jazz, sugere brincar com as cores de forma harmoniosa, como esta sombra azul com efeito glitter, que dá o tom do clima festivo.

Pele A face aqui é bronzeada e iluminada por meio de um blush bem marcado, mix muito usado na década de 80. Para arrematar, combine batom nude com gloss por cima. 
 
Cabelo Práticas e versáteis, as tranças, tendência do verão passado que segue forte, são a dica. “O penteado fica mais moderno meio solto meio preso, e as três tranças fogem do lugar comum”, sugere.
 
Inspiração oitentista
 
Olhos Aposte nas marcações com delineador grosso e sombra em tom quente para iluminar. Na paleta, aposte nas nuances terrosas e cobres. 
 
Pele Aposte em uma base fina e com acabamento luminoso. Nas maçãs do rosto, prefira os blush bronzeadores. Nos lábios foram usadas tonalidades em vermelho e coral – passe gloss por cima para dar este efeito molhado!
 
Cabelo Para descomplicar, faça um rabo alto, tendência forte para o verão. “O cabelo é preso no alto, como um coque”, explica ela. A frente pode ser finalizada com gel, ensina Letícia Motta, do The Jazz. 
 
Brilho máximo
 
Foco nos olhos as sombras metalizadas ganharam os desfiles e as ruas e são excelentes opções para quem gosta de brilho, mas não quer nada muito exagerado. Bata esfumar a sombra metalizada na pálpebra móvel e arrematar com delineador. “No nosso clima é quente esse tipo de sombra cintilante, que se usa com o pincel molhado em água termal, é mais prático e realça ainda mais o olhar”, ensina Silvio Nogueira. Nesta produção, a cantora Maíra Labanca usou sombra metalizada no tom rosé – superdemocrático para qualquer tonalidade de pele – e, no côncavo, tonalidades de marrom – um mais claro e outro mais escuro – esfumado junto, para dar mais profundidade ao olhar.