Aconchego

Casa convidativa

Cores, texturas e peças curingas reforçam o décor

Por Ana Paula Braga
Publicado em 23 de novembro de 2013 | 03:00
 
 
Projeto de Estela Netto explora o natural e a iluminação LIDER INTERIORES / DIVULGAÇÃO

Ela acrescenta charme a qualquer ambiente da casa, aquece e, ao mesmo tempo, transmite uma sensação de aconchego. Muito valorizada por seu apelo rústico ou pela possibilidade ecológica de reutilização, a madeira é um material que garante resultado único em qualquer espaço. Revestimentos e móveis em demolição, por exemplo, conseguem preencher uma atmosfera quente e convidativa, com diversos tipos de madeira e elementos naturais que conferem aos espaços uma sofisticação leve e fluida. 
 
De acordo com o arquiteto urbanista Marcos Nobre, o retorno de peças artesanais também tem ganhado força no décor. Para trazer o conforto de volta aos cômodos da casa, é em busca dele que os designers andam revestindo de forma inusitada pufes, poltronas, almofadas, cabeceiras e tudo mais que vem pela frente com os pontos de tricô, crochê, lã e linho. “Trata-se de um retorno às nossas memórias afetivas, à casa da avó. Coisas que nos trazem aconchego, mesmo. Também vale fugir de tons terrosos e investir no branco ou nas cores mais vivas”, pontua. 
 
As cortinas e os tapetes também são recursos que ajudam no clima cozy e complementam a decoração com estilo. Para dar mais leveza e transparência considere qual a intensidade de bloqueio da luz natural é a desejada. Tecidos como linho grosso, sarja, voal e até veludo ajudam a emoldurar a janela. Já no caso dos tapetes, é recomendado optar pelos mais felpudos ou de pele sintética. Outra alternativa para criar a percepção de acolhimento são as almofadas com desenhos e bordados em relevo, sendo que o tipo de pano deve harmonizar com todas as texturas e cores do ambiente. Um charme.
 
Luminárias, abajures e arandelas são grandes apostas. Segundo o designer Marco Reis, uma iluminação indireta é a mais apropriada para se ter um espaço acolhedor. “Além de ser um charme, ajuda a criar um clima de aconchego uma luz mais baixa e, de preferência, amarelada”, explica. As mantas e velas aromatizadas são também peças-chave para alcançar uma essência cozy. 
 
O design cozy do espírito de Bali
Vitrine. Móveis rústicos e orgânicos, espaços amplos e uma iluminação natural inspiraram a decoração para o verão 2014 de algumas vitrines da loja Animale, que conseguiu refletir o espírito cozy graças ao talento da diretora criativa Ana Luíza Osório. Para ela, uma cadeira de palha e um banco de madeira são peças que fazem a diferença em espaços aconchegantes, seja qual for o estilo. A paradisíaca ilha de Bali também foi referência no projeto. De acordo com a profissional, ela nos remete à sofisticação simples, com espaços aconchegantes, que nos convidam a relaxar.