Referência

iF Design Award

Projetos de mineiros ganham destaque em conceituado prêmio de design mundial

Por Ana Paula Braga
Publicado em 06 de fevereiro de 2015 | 14:30
 
 
Casa container projetada por Cristina Menezes pode ser transportada para qualquer lugar Cristina Menezes / Divulgação

A produção mineira está cada vez mais em evidência no cenário do design mundial. Não só o talento, mas também a criatividade e o bom gosto da maioria dos profissionais têm dado forças ao design brasileiro, revelando um grande potencial do Estado na apresentação de autênticas criações e novas tendências dentro desse universo repleto de possibilidades e de novas experiências. Além de estar conectado com a linguagem adotada na arquitetura e na ambientação dos espaços, o design também passa a se tornar um elemento estratégico para reafirmar a identidade de uma empresa, o jeito de fazer negócios e até exaltar o estilo e as peculiaridades de um projeto de decoração.
 
Não é à toa que a lista de trabalhos premiados do iF Design Award 2015, o mais conceituado e completo prêmio de design do mundo, teve o Brasil como um de seus grandes protagonistas. No total, o país conquistou 43 prêmios e concorreu nas categorias de produto, comunicação, embalagem, arquitetura e design de interiores, além de conceitos profissionais. Como um dos principais selos de excelência em design, o iF já é considerado o prêmio máximo do setor. 
 
Dentre os principais destaques brasileiros estão cinco projetos de Minas Gerais: a Pocket House, vencedora no quesito arquitetura e design de interiores, do escritório Cristina Menezes Arquitetura e Decoração; a cadeira Tecno, que ganhou a categoria Produto, da Doimo Brasil, de Ribeirão das Neves; a publicação “Palíndromo #3”, da Rona Editora, o jornal “O que as Vandas Não Contam”, da Greco Design, e o 12º Minas Trend, da NEW 360, foram os vencedores da disciplina Comunicação. 
 
“Há alguns anos o Brasil passou a ocupar um lugar de destaque no cenário do design mundial. No iF Design Award 2015, essa excelência do segmento no país ficou ainda mais evidente, com centenas de trabalhos inscritos e dezenas de projetos premiados. O resultado foi sensacional e superou todas as expectativas. O Estado de Minas Gerais também se destacou como um dos grandes centros do design no país, apresentando diversos projetos e conquistando cinco prêmios”, ressalta a coordenadora de projetos do Centro Brasil Design (CBD), Juliana Buso, do escritório representativo do iF no Brasil. 
 
O júri internacional contou com a participação de grandes nomes do design brasileiro, como Marcelo Rosenbaum e Gustavo Greco, diretor de criação da Greco Design. “Num cenário global, os designers brasileiros conquistam seu espaço ao refletir as questões culturais e sociais do país nas soluções de design. Multiculturalidade, diversidade como identidade, uso expressivo de cores e certo deslocamento semântico se apresentam como pilares para a qualidade e a inovação dos projetos brasileiros”, avalia Greco.
 
Segundo ele, o design vem sofrendo e, ao mesmo tempo, provocando mudanças no mundo todo. Empresas dos mais diversos setores, atentas a esses novos movimentos, passaram, inclusive, a reconhecer o design como parte crucial de sua existência. “A criatividade, como matéria-prima, é um recurso inesgotável e finalmente é vista como de grande relevância para o desenvolvimento da economia. O design vem, assim, galgando degraus para sair de um lugar de relevância puramente estética e passa a ter um caráter estratégico”, afirma. 
 
A cerimônia oficial para a entrega das premiações do iF Design Award 2015 será realizada no dia 27 de fevereiro, na cidade de Munique, na Alemanha. Os projetos premiados aparecem em um aplicativo gratuito, disponível para download, no site www.ifdesign.de. Os projetos premiados contam também com o reconhecido selo em seus produtos e os trabalhos serão inseridos na exposição online do iF, que recebe cerca de 200 mil acessos por mês. Vale a pena conferir as criações premiadas desse evento que é uma referência mundial.