Podcast Pelo Avesso

Escritor Lima Barreto foi uma das vozes que se opuseram à eugenia

Autor de “Triste Fim de Policarpo Quaresma” se posicionava contra o racismo científico, assim como o pai da psiquiatria no Brasil, o médico Juliano Moreira

Qua, 06/10/21 - 07h00

Carregando...

Crítico das teorias importadas de fora, o escritor Lima Barreto foi uma das figuras que se opuseram ao racismo científico e, por consequência, à eugenia. Negro, ele denunciava, no início do século XX, as desigualdades raciais e, por isso, era tido como “desagradável”. 

Na mesma perspectiva, o médico Juliano Moreira, também negro e considerado pai da psiquiatria no Brasil, era contrário à ideia de que havia hierarquias entre as raças e realizou uma série de experimentos científicos que ratificaram seu posicionamento. 

Assim como eles, o médico e antropólogo Edgard Roquette-Pinto defendia que as raças não-brancas, assim como as pessoas miscigenadas, não eram degeneradas. Embora fosse eugenista, argumentava que a ciência servia para produzir populações mais saudáveis, e não para inibir a reprodução de determinados grupos.

Neste episódio, colaborações do ator Hilton Cobra, ex-presidente da Fundação Palmares; Lilia Schwarcz, professora da Universidade de Princeton, da Universidade de São Paulo e autora da biografia “Lima Barreto - Triste Visionário” (Companhia das Letras); Ynaê Lopes dos Santos, professora de história da Universidade Federal Fluminense, especialista em história da escravidão e das relações etnicorraciais nas Américas e autora do livro “Juliano Moreira - Um Médico Negro na fundação da Psiquiatria Brasileira” (Eduff); e Vanderlei Sebastião de Souza, professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná e autor do livro “Em Busca do Brasil: Edgard Roquette-Pinto e o Retrato Antropológico Brasileiro” (FGV Editora).

O podcast Pelo Avesso é uma série que conta a história da eugenia e seus efeitos no Brasil. Se você ainda não ouviu os quatro primeiros episódios, pode ouvi-los aqui (de preferência, antes de ouvir este). 

Pelo Avesso é uma produção em parceria com O TEMPO e tem apoio do Instituto Serrapilheira, que financia a pesquisa e divulgação científica no país. Serão sete episódios, publicados quinzenalmente, sempre às quartas-feiras.

Ouça em outras plataformas: RSS Feed, Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Deezer, Amazon Music.

Especial para O TEMPO.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso