Proteção

Código de ética do PSDB isenta Aécio de punição imediata

Texto deve ser aprovado na próxima quinta, um dia antes de convenção que vai eleger novo presidente do partido

Sáb, 25/05/19 - 09h22

Com a imagem arranhada por escândalos de corrupção que atingiram dirigentes da sigla, o PSDB vai lançar na semana que vem um Código de Ética que prevê punição para filiados que se envolverem em ilegalidades. Desde sua fundação, é a primeira vez que o partido elabora um documento específico para essa finalidade que vai permitir, até mesmo, a expulsão de filiados. 

As normas, entretanto, não atingem de imediato tucanos graúdos como o deputado federal Aécio Neves (MG), que é réu por corrupção passiva e obstrução da Justiça, acusado de receber ilicitamente R$ 2 milhões de Joesley Batista, da J&F. Ele nega. Como as denúncias contra o Aécio ocorreram antes da elaboração do Código de Ética, ele só poderá ser punido pelo partido caso condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

O presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin, afirmou que o regulamento não foi feito para punir A ou B. “Não estamos analisando casos, mas estabelecendo regras”, disse ao Estado. “Não há nada parecido no Brasil em termos de rigor e elaboração com o Código de Ética do PSDB”, complementou Alckmin. 

Para o ex-governador de São Paulo, esse instrumento vai “aproximar o partido da sua militância e dos anseios da sociedade”. “Será um partido moderno, que terá instrumentos ágeis de autocorreção e não apenas punição”, afirmou o tucano. O fortalecimento dos partidos, segundo Alckmin, é uma forma de acabar com a crise política. “Muda o governo, mas a crise continua, porque o sistema político está equivocado”, observou. 

Em sete páginas, o Código de Ética do PSDB define sanções para casos de infidelidade, indisciplina e ferimento da ética partidária. O artigo 19 permite que a Comissão Executiva instaure um “procedimento sumaríssimo” contra filiados que cometerem atos com potencial de “causar dano irreparável ao partido”. O texto não exemplifica quais atos. 

A redação do Código de Ética foi apresentada pelo deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP) aos membros da Executiva Nacional da sigla, na quarta-feira passada, em Brasília. O texto estava previsto para ser aprovado na mesma reunião, mas não houve consenso. A previsão é de que seja analisado na próxima quinta-feira, um dia antes da convenção que pode eleger o ex-deputado Bruno Araújo presidente do PSDB no lugar de Geraldo Alckmin. 

Uma das preocupações externadas na reunião era de que o PSDB, ao aprovar um código de ética rigoroso, estivesse cedendo a pressões das redes sociais para “fritar” seus filiados. Um tucano citou o exemplo do PT, que sempre poupou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, hoje preso. Mesmo assim, o PT elegeu em 2018 a maior bancada da Câmara, enquanto o PSDB perdeu quase metade dos seus quadros. A bancada tucana tinha 54 deputados em 2014 e elegeu apenas 29 no ano passado. O PT elegeu 55 deputados.

(20) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Willer 9:03 AM May 26, 2019
Ética significa princípio morais, aí pergunto: desde quando esse mafioso tem princípios já que há tempos deveria está é enjaulado e não ocupando um cargo no congresso. Infelizmente uns idiotas elegeram esse cara para assim a sua imunidade parlamentar prevaleça e acoberte as suas façanhas políticas que vem de anos a fio. Certamente com essa blindagem em breve vai estar no cenário político como sempre esteve e jamais irá largar o osso que lele corrói há tempos em prejuízo da nação e do povo.
0
Denunciar

Antonio Godinho 8:17 AM May 26, 2019
PSDB algum dia teve ÉTICA? A unica regra em que esse bando se baseia é no código anti-ética e deve ter sido escrito por FHC o empreguicida.
0
Denunciar

José Carlos Patriota 8:01 AM May 26, 2019
Não conseguiremos construir um país sério com igualdades sem a prisão desses corruptos. Enquanto tiver juiz corruptos não conseguiremos. Precisamos oxigenar o judiciário ou começar a limpeza para que nosso netos tenham uma vida mais confortável.
0
Denunciar

joao augusto 7:05 PM May 25, 2019
Em um partido que tem o "Santo", o "Mineirinho", o "Chorão", o "Vizinho", o "Castor" e tantos outros codinomes criados no esquema de propina da Odebrecht, se fosse fazer uma limpa neste partido não ficaria ninguém
0
Denunciar

Helena Maria 6:11 PM May 25, 2019
Continua a blindagem, até no partido. kkkkkk.
0
Denunciar

mariel eustaquio 1:10 PM May 25, 2019
KKKK. ELES SÃO DOIDO PRA PUNIR O AÉCIO NEVES. REPRESENTA QUASE UM TROFÉU PARA ELES. MAS NÃO CONSEGUEM PROVAR NADA. ACHO QUE A PARTIR DE AGORA TEM DE PUNIR QUEM TENTAR PUNIR O AÉCIO NEVES. KKK
8
Denunciar

Lucas 9:16 AM May 26, 2019
"não conseguiram provar nada"? Colega, contra o Aécio tem até ÁUDIO GRAVADO. Essa turma que defende bandido é incrível...
8
Denunciar

Maria Silva 12:45 PM May 25, 2019
Ahhhh o cara é blindado mesmo! Bandido de estimação de muita gente!
2
Denunciar

maisumtrouxa 10:56 AM May 25, 2019
Com todo respeito , mas com bastante revolta , nós brasileiros somos bostas é que nem o passivo , só gosta de levar manguaça e mais nada !
0
Denunciar

Paulo Barbosa 10:46 AM May 25, 2019
Tudo de acordo com a conveniência ! O gente sem memória, fazem tudo de acordo com os meios, e depois querem código de ética ? Só para inglês ver! Esta turma não emenda, e os tempos são outros . Só querem levar vantagens e ficar em cima da carne seca.
0
Denunciar

Drope 10:31 AM May 25, 2019
Agora vou na FOLHA ver o que eles estão criando para bombardear do atual governo hoje.
8
Denunciar

Lucas 9:17 AM May 26, 2019
E precisa alguém criar alguma coisa, sendo que só tem bandido nesse governo? Morro de rir desses defensores de bandidos que ficam reclamando "da imprensa", que só dá a notícia, enquanto seus criminosos de estimação deitam e rolam.
8
Denunciar

Drope 10:25 AM May 25, 2019
MANIFESTAÇÃO A FAVOR DAS REFORMAS E CONTRA ESSE BANDIDOS QUE ESTÃO NO CONGRESSO E NO JUDICIÁRIO ATRAPALHANDO O BRASIL DE CRESCER - DOMINGO, DIA 26, AS 10H NA PRAÇA DA LIBERDADE. Vc que é do bem e quer ver um país melhor e mais justo, participe e leve alguém tbm do bem com vc. Manifestação Apartidária pelo Brasil.
11
Denunciar

Lucas 9:21 AM May 26, 2019
Você que apoia o crime organizado das milícias, você que é a favor de lavagem de dinheiro, do emprego de funcionários fantasmas, do cargo comissionado pra parentes, você que é a favor de cortar dinheiro da educação em todos os níveis, você que é a favor da impunidade da banda podre das polícias, você que apoia enriquecimento ilícito, que gosta de ver um ministério cheio de bandidos, de réu confesso de caixa 2 até gente já condenada por crime pra favorecer mineradoras, vá pra praça da liberdade, a bandidagem agradece.
11
Denunciar

Drope 10:24 AM May 25, 2019
Confira a lista dos deputados pilantras em: gazetadopovo.com.br/ideias/quem-sao-os-deputados-que-nao-abrem-mao-da-aposentadoria-especial/?utm_source=facebook&utm_medium=midia-social&utm_campaign=gazeta-do-povo&utm_content=repost
5
Denunciar

Lucas 9:18 AM May 26, 2019
Pra começar pelo "capitão" que recebe aposentadoria pelo exército desde os 33 anos, pedia auxílio-moradia mesmo tendo milhões em imóveis, votava pra aumentar o próprio salário, etc. Engraçado essa turma que hoje reclama do congresso e fala em "deputados pilantras" e parece ter esquecido que seu ídolo passou nada menos que 27 anos sendo um deputado mais pilantra que a maioria dos que estão no congresso hoje.
5
Denunciar

Drope 10:23 AM May 25, 2019
PROS (partido de esquerda) - 1 deputados PSC - 1 deputados PSOL (partido de esquerda) - 1 deputados PTC (partido de esquerda) - 1 deputados Dos 22 partidos que não querem abrir mão das Aposentadorias Especiais, 16 são de ESQUERDA e se dizem defensores dos pobres. ABRA O OLHO. São lobos pilantras em pele de cordeiro.
9
Denunciar

Drope 10:22 AM May 25, 2019
PDT (partido de esquerda) - 15 deputados PSB (partido de esquerda) - 14 deputados PRB - 12 deputados PSDB - (encabeçado pelo Aécio) - 9 deputados PTB (partido de esquerda) - 6 deputados PSL - 5 deputados Cidadania (partido de esquerda) - 4 deputados PCdoB (partido de esquerda) - 4 deputados Podemos (partido de esquerda) - 4 deputados Avante (partido de esquerda) - 3 deputados Solidariedade (partido de esquerda) - 3 deputados PHS - 1 deputados PMN (partido de esquerda) - 1 deputados
7
Denunciar

Drope 10:21 AM May 25, 2019
RANKING DOS PARTIDOS E LISTA DOS DEPUTADOS QUE NÃO ABREM MÃO DE TER APOSENTADORIA ESPECIAL: Em primeiríssimo lugar isolado, com 50% a mais de deputados que o segundo lugar, o partido mais corruPTo do Brasil: PT (partido de esquerda) - 30 deputados Seguidos por: MDB (partido do vice do PT por 16 anos) - 20 deputados PSD (partido de esquerda) - 17 deputados PR - 16 deputados PP (Junto com o PT, é o partido com mais políticos corruPTos presos) - 15 deputados
9
Denunciar

Drope 10:20 AM May 25, 2019
Esse encabeça a lista dos 9 deputados do PSDB que não querem perder a Aposentadoria Especial, por isso é contra a Reforma da Previdência. Lógico, o partido com mais deputados contra a perda da Aposentadoria Especial para políticos é a quadrilha dos carrapatos estrela, o PT, com 30 deputados. Dos 22 partidos que são contra a perda da Aposentadoria Especial para políticos, 16 são de esquerda. Canalhas que fingem defender os pobres. O otários batendo palma. #livredolula #PTéquadrilha
8
Denunciar

LEIA MAIS
Promovido
Machismo
Santos Cruz
Reforma da Previdência
Garimpo
Governo Bolsonaro
Senado
Armas
Vazamento
Leia mais