Das iniciativas, duas sobre o emprego da inovação na política

Belo Horizonte se apresenta ao Vale do Silício dos EUA

Das iniciativas, duas sobre o emprego da inovação na política

Sex, 12/04/19 - 03h00

Acabo de voltar do Brazil at Silicon Valley, conferência de tecnologia realizada na segunda e terça-feira na Universidade de Stanford, em Palo Alto, na Califórnia. Fui um dos convidados e tive a oportunidade ímpar de apresentar o aplicativo Nosso Mandato, inspirado no app Meu Vereador, minha principal promessa de campanha e que está em funcionamento desde o dia em que tomei posse como vereador de Belo Horizonte.
Organizado por estudantes brasileiros de Stanford, universidade situada no Vale do Silício, principal polo de tecnologia do mundo, o Brazil at Silicon Valley foi um evento voltado para discussão de inovação, tecnologia e disrupção. O aplicativo Nosso Mandato foi uma das dez iniciativas apresentadas durante a conferência, que abordou os temas “ecossistemas de inovação”, “tecnologia em saúde”, “tecnologia em esferas de governo” e “tecnologia na área financeira”.
Das dez iniciativas apresentadas na Califórnia, apenas duas eram voltadas para o emprego da inovação tecnológica na política: o aplicativo Nosso Mandato, hoje usado por senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores de diversos Estados, e a GovTech, voltada para a implementação de uma agenda que permita o aumento da eficiência e a redução dos gastos públicos a partir da adoção de ferramentas tecnológicas.
Sempre acreditei que a tecnologia é uma aliada poderosa da democracia, e essa crença foi um dos indutores que me levaram a criar o app Meu Vereador e, posteriormente, o Nosso Mandato. A inovação incentiva a participação popular, amplia a transparência da prática política e torna mais efetivos os instrumentos de controle social. O convite para participar do Brazil at Silicon Valley veio confirmar que este é o caminho e que a chamada “política 2.0” tem um poder de transformação de dimensões ainda desconhecidas.
A conferência em Stanford também foi palco da apresentação de um detalhado relatório sobre a economia brasileira, o estágio de inovação do país e o atual cenário digital e empresarial do Brasil. A conclusão do documento mostra que o país oferece muitas oportunidades e também desafios a serem superados para que a inovação possa efetivamente impulsionar a produtividade, o crescimento econômico e os avanços sociais tão necessários à sociedade brasileira.

A elaboração do documento também objetiva estabelecer uma agenda de inovação para o país que conte com a participação de empresários, investidores públicos e privados e líderes de negócios de todo o mundo, num esforço para que possamos melhorar nossa competitividade e relevância no cenário global.
Ainda chama atenção no relatório o crescimento do uso da tecnologia por parte da população brasileira, com mais de 7,5 milhões de usuários da Netflix, mais de 69 milhões de visualizações por mês no YouTube, 20 milhões de usuários da Uber e mais de 120 milhões de pessoas conectadas ao WhatsApp.
O governador Romeu Zema participou do Brazil at Silicon Valley para mostrar as inovações que estão sendo implementadas no Estado. Ele falou sobre iniciativas como abertura e fechamento de empresas online e recrutamento e seleção de servidores de forma eletrônica. Ele também sugeriu a liberação dos jogos de azar como instrumento de desenvolvimento econômico.
PS: Os três dias em que estive ausente das sessões da Câmara Municipal para participar do Brazil at Silicon Valley serão devidamente descontados do meu salário de vereador.

 

(3) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
FLORIANO DE SOUZA 12:48 AM Apr 13, 2019
Depois que le a coluna a unica coisa que consegui enxergar e que um vereador foi passear na California apenas para mostrar um app que nao leva a lugar nenhum. Em resumo: a classe politica nao ouve o povo entao para que app? Os americanos tiveram que aguentar essa merda toda.
0
Denunciar

Rodrigo silva 11:15 PM Apr 12, 2019
Político é mesmo uma grande m*RDA. Vai nos Estados unidos onde o povo não aceita essa raça macabra e volta cheio de mimimi. E o bhtec heim Sr vereador? Investem milhões naquela porcaria, dão bolsa para um bando de noiados que sequer sabia se são homem ou mulheres e não produzem p*rra nenhuma! Tem algo de errado, mas muito errado lá. Vá lá investigar, te pago até o Uber!
0
Denunciar

José Boné 7:58 PM Apr 12, 2019
Típico de um membro da Turma do Chapéu.
0
Denunciar

LEIA MAIS
Das iniciativas, duas sobre o emprego da inovação na política
Governo não estabeleceu canais de diálogo com o Congresso
Leia mais