Metrô

Comissão da Câmara vai auditar reajuste do metrô de BH e comparar valores

De acordo com deputado mineiro, Welinton Prado (PROS) 'trem metropolitano' é superavitário e está subsidiando outros empreendimentos da CBTU

Qua, 15/05/19 - 11h56

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Federal vai auditar o reajuste de preços das passagens do metrô de Belo Horizonte e comparar os valores arrecadados na capital mineira com o gasto pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no resto do país. Segundo o deputado federal Weliton Prado (PROS-MG), o "trem metropolitano" de Belo Horizonte é superavitário e acaba subsidiando outros empreendimentos da CBTU. 

"A gente subsidia praticamente o metrô das outras capitais, isso não é justo. É um trem metropolitano que é superavitario, a gente arrecada mais do que gasta", argumentou Prado. Na manhã desta quarta-feira (15), o colegiado aprovou a proposta para fiscalizar o reajuste e estudar a arrecadação da empresa.

De autoria do deputado federal Weliton Prado (PROS), o ato de fiscalização e controle será realizado em conjunto com o Tribunal de Contas da União (TCU). A proposta foi apresentada pelo deputado no ano passado, quando foi feito o anúncio do aumento de 88,8% da passagem. Somente agora, com a designação de um novo relator, o deputado Fred Costa (PATRI), houve a apresentação do parecer e a comissão aprovou a implementação da fiscalização.


O pedido de fiscalização feito ao TCU incluiu também os valores arrecadados com os bilhetes comprados pelos usuários do Metrô e os custos dos serviços em cada capital que a CBTU atua. Também vai investigar quais as ações planejadas pela CBTU para a melhoria da prestação do serviço nas cinco capitais referidas. 

“Comparando todas as regionais dirigidas pela CBTU, Belo Horizonte é a que mais arrecada no país, contudo, a população não vê retorno do que paga. Além de manter serviços de outros estados, já que o que é arrecadado pelo metrô de Belo Horizonte vai para o caixa único da companhia, Minas Gerais não é tratada com prioridade quando o assunto é expansão e melhorias nas linhas, uma novela que se arrasta há décadas, marcada por um jogo de ‘empurra-empurra’ e descaso”, argumentou Weliton Prado.

Além de Belo Horizonte, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) atua também em Recife, João Pessoa, Natal e Maceió.

(9) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Marcelo Mendes Cunha 2:40 PM May 16, 2019
Sempre mantendo a coerência em seu trabalho e passando credibilidade a população. Continue sempre atuante e firme no propósito de trabalhar e defender os interesses das pessoas. Parabéns.....
1
Denunciar

Daiane Cristina 5:38 PM May 15, 2019
O primeiro passo foi dado, a Comissão de Defesa do Consumidor é de grande importância para apurar qualquer irregularidade que exista trazendo tranquilidade aos usuários que merecem todo respaldo e respeito perante a qualquer aumento.
0
Denunciar

Ivan Martins 1:14 PM May 15, 2019
Está defesa em prol dos consumidores e usuários e muito importante. Poucos defendem os consumidores. Parabéns deputado federal Weliton Prado por sempre lutar nas causas do dia a dia das pessoas. Belo trabalho também pela luta contra câncer, enviado mais de 31 milhões de reais para 29 hospitais em MInas Gerais.
1
Denunciar

Bruno De Souza Ferreira 12:54 PM May 15, 2019
Um absurdo que vem acontecendo em Belo Horizonte , os usuários tendo que pagar mais um aumento caro do metro , Parabéns ao Deputado Weliton Prado por está sempre ao lado da população.
1
Denunciar

Bruno De Souza Ferreira 12:51 PM May 15, 2019
Parabeniza Deputado Weliton Prado por fiscalizar esse aumento na tarifa no metro de BH , os consumidores já pagam altas taxas e impostos abusivo , Bh agradece seu apoio estamos com você neste luta.
1
Denunciar

hiago souza 12:43 PM May 15, 2019
Bh enfrenta um grave problema com esse aumento alto para o bolso dos consumidores que já paga tarifa abusivo , quero parabeniza ao Deputado Federal Weliton Prado por está ao lado da população de Belo Horizonte nesta luta.
1
Denunciar

informeminas 12:39 PM May 15, 2019
O Deputado federal Weliton Prado faz uso da sua prerrogativa, chamando a fiscalização, onde vai parar os recursos dos cidadãos? teria que ser usado na melhoria do sistema de sua região.
1
Denunciar

hiago souza 12:33 PM May 15, 2019
Parabéns Deputado Weliton Prado mais um grande trabalho na luta em defesa dos consumidores do metrô de Belo Horizonte, que tem ser fiscalizado sim!!
1
Denunciar

CARLOS ALBERTO 12:22 PM May 15, 2019
E PORQUE SO AGORA ISSO VEM A TONA , FICA UM MONTE DE EMPREGADOS QUE MAIS PARECE EMPREGO DE CARGO PUBLICO TUDO LA BATENDO PAPO OU NO WHATSAPP E VEM FALAR QUE DA PREJUIZO ONDE ?? COM AQUELE MONTE DE FUNCIONARIOS ATOA O DIA TODO E GANHANDO PARA NAO FAZER NADA
1
Denunciar

LEIA MAIS
Congresso Nacional
Investigado
Minas na Esplanada
Investigação
Metrô
CPI de Brumadinho
Comitiva
Movimentação
Articulações
Personagem do dia
Leia mais