Opinião

Nos EUA, Bolsonaro diz que manifestantes pela educação são 'idiotas úteis'

Presidente afirmou que não gostaria de fazer o corte nas universidades, mas culpou os governos anteriores

Qua, 15/05/19 - 13h00

Em visita a Dallas, nos Estados Unidos, o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que os estudantes que estão protestando nesta quarta-feira (15) em todo o Brasil contra o o corte de verbas para a Educação são "massa de manobra" e "idiotas úteis". 

"Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada. São uns idiotas úteis que estão sendo usados como massa de manobra de uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais", disse Bolsonaro ao chegar em Dallas, nos Estados Unidos. Ele foi recebido por apoiadores ao chegar no hotel onde se hospedará hoje na cidade americana.

Em capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, os atos contra os bloqueios do Ministério da Educação (MEC) começaram pela manhã, embora a maior parte esteja marcada para o período da tarde. Além das manifestações, algumas universidades e escolas cancelaram as aulas.

O presidente disse ainda que não gostaria que houvesse cortes na educação e disse que não teve saída. "Na verdade não existe corte, o que houve é um problema que a gente pegou o Brasil destruído economicamente, com baixa nas arrecadações, afetando a previsão de quem fez o orçamento e se não tiver esse contingenciamento eu simplesmente entro contra a lei de responsabilidade fiscal", afirmou o presidente. "Mas eu gostaria que nada fosse contingenciado, em especial na educação", disse Bolsonaro.

Ao menos 75 universidades e institutos federais do País convocaram protestos em resposta ao bloqueio de 30% dos orçamentos determinado pelo Ministério da Educação (MEC).

O presidente falou que a educação no Brasil "está deixando muito a desejar". "A garotada, com 15 anos de idade, na oitava série, 70% não sabe uma regra de três simples. Qual o futuro dessas pessoas?", disse o presidente, culpando o governo do PT por não ter dado "qualificação" a parte dos desempregados do País. 

Bolsonaro visita Dallas em uma agenda improvisada e organizada às pressas pelo governo, depois de o presidente desistir de ir à cidade de Nova York. Ele participaria do prêmio de "personalidade do ano" concedido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos na noite desta terça, mas a homenagem foi alvo de boicotes e críticas do próprio prefeito da cidade, Bill de Blasio.

Podcasts Relacionados

(46) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Marcelo S. Martins 1:00 AM May 16, 2019
Esse sujeito e seu palavreado chulo envergonham a nação!!
0
Denunciar

Midiota 10:30 PM May 15, 2019
"Eu admiro Bolsonaro. Admiro, porque ele consegue convencer gente que não tem como pagar universidade privada de que é preciso fazer cortes na educação pública e aumentar o número de universidades privadas no país. Ele convence quem nunca estudou ou pôs os pés na Universidade, de que diploma é bobagem e de que pesquisa científica é atraso. Ele convence muita gente a trabalhar mais tempo para ganhar menos. Ele convence o trabalhador de que é melhor abrir mão dos direitos adquiridos em prol dos empresários, afinal o empresário é sobrecarregado. Ele convence negro de que racismo não existe, mesmo que ele tenha dito que seus filhos não se casariam com negras, afinal eles foram bem educados. Ele convence gays, que vivem no país que mais mata gays no mundo(!), de que homofobia é mimimi. Ele convence policiais que são assassinados por milicianos e grupos de extermínio, de que milicianos e grupos de extermínio são bem vindos e necessários. Ele convence policial de rua que vive estressado (a cada 17 dias um policial comete suicídio no Brasil) de que eles devem ter mais tempo de serviço para se aposentar. Ele convence policiais de que carta branca para matar é o que resolve, ao invés de investimento sério em segurança pública, como salários, treinamentos, investigação, equipamentos, atendimentos psicológicos. Se a polícia matar todo mundo, e metade da polícia morrer junto, problema resolvido. Afinal ele valoriza os heróis. Ele convence gente que estudou de que Olavo de Carvalho é filósofo, mesmo que a burrice seja escancarada e que ele atribua os problemas do país à filosofia. Ele convence mulheres de que feminicídio é uma bobagem, mesmo que no Brasil a cada 12 horas uma mulher seja assassinada pelo (ex)companheiro. Ele convence mulheres a ficarem contra o feminismo, porque a luta do feminismo não é por direitos iguais, afinal feministas são feias e têm sovacos cabeludos, não lutam por direitos iguais, elas querem mesmo é andar peladas e fazer xixi na porta de igrejas. Ele convence mulheres de que elas devem achar normal ganhar menos do que os homens. Ele convence quem não pode pagar por saúde privada de que a solução é privatizar. Ele convence o brasileiro de que Natureza é uma bobagem, tem mais é que desmatar e liberar a caça para o país evoluir. Nietzsche (filósofo alemão), chamou isso de moral de escravo, ou moral de rebanho. Mas, o rebanho está convencido, apoia, aplaude e quer o relho. Convenhamos, Bolsonaro é um gênio! "
1
Denunciar

Rodrigo silva 11:53 PM May 15, 2019
Bolsonaro gênio? Não vou gastar seu texto nem falar de filobosto nenhum mas gênio é o Lula. 9 processos 4 condenações sendo um processo em 3 instâncias e outro em primeira instância. E tem idiotas úteis como você que acredita nele. Simples assim
1
Denunciar

Nestor Martins Amaral Júnior 9:55 PM May 15, 2019
Recursos sempre foram e serão limitados, mas criatividade não tem limites. O que falta em criatividade sobra em roubalheira, mordomia e viagens internacionais sem resultados a não ser para os viajores em termos turísticos. Se houvesse seriedade e compromisso com o país e a educação esses reitores compreenderiam a situação do país e fariam um discurso patriótico junto aos estudantes ao invés de induzi-los ao caminho dos porcos. Falta patriotismo e seriedade.
4
Denunciar

Marcelo S. Martins 12:53 AM May 16, 2019
Quase chorei! Que pungente o seu patriotismo piegas!!
4
Denunciar

Marilia Batista 9:05 PM May 15, 2019
Ele tem razão em me chamar de idiota. Votei nesse desgraçado. EU SOU IDIOTA.
5
Denunciar

André Rosenweiss 6:49 PM May 15, 2019
Com certeza, Bozo, o IDIOTA INÚTIL, devia estar se referindo aos estudantes que nele votaram
3
Denunciar

Esteves 4:58 PM May 15, 2019
Oua que absurdo
1
Denunciar

Esteves 4:39 PM May 15, 2019
Esse Governo de Extrema Direita é uma vergonha, agora chamam de "Idiota util" quem luta pela Educação.
5
Denunciar

Rodrigo silva 11:58 PM May 15, 2019
Kkk lutam tanto que pegam 20 milhões para fazerem um memorial contra a ditadura, põe no bolso e não sai nada. Esse rator da UFMG é um mágico some com 20 milhões facinho kkkkk
5
Denunciar

maisumtrouxa 4:14 PM May 15, 2019
#alemdemansosomoscovardes !
1
Denunciar

FLAVIO PEREIRA DE SOUZA 3:18 PM May 15, 2019
Pobre do país que tem um ignorante, desqualificado, sem cultura, sem nivel, imcompetente, ou no popular, um cabeça de bagre desses na Presidencia. País que renega a educação, não chega a lugar nenhum. É torcer para chegar 2022 rapido para livrarmos desse energumeno e de seus descerebrados seguidores.
10
Denunciar

Sueli Silva 3:12 PM May 15, 2019
Em qualquer país sério o povo já teria exigido a saída desse governo desqualificado. Estamos perdendo tempo!
13
Denunciar

Otto Walter Hucke 3:08 PM May 15, 2019
Quando o bolso xinga tanto, deve ser bastante mordido. A final, foi ele mesmo que "manobrou" as massas com as imbecilidades que está aprontando. Foi bonito - muita gente educada contra um governo mal-educado e ignorante.
7
Denunciar

Sueli Silva 3:07 PM May 15, 2019
Idiotas inúteis são aqueles asnos dos bolsofilhos!
7
Denunciar

Carlos henrique 2:52 PM May 15, 2019
O Mito e foda kkkkkkkkkkk resumiu tudo em duas palavras 'idiotas úteis'
29
Denunciar

Marcelo S. Martins 12:54 AM May 16, 2019
E o pior é que tem idiota iludido que acredita! Faz arminha, bolsonete!!
29
Denunciar

Eduardo 3:31 PM May 15, 2019
tem q resumir em frases fáceis para os retardados entenderem
29
Denunciar

Marcos Almeida 2:49 PM May 15, 2019
Um cara que apareceu no sofá da Luciana Gimenez, ao lado Geyse Arruda, fala nada com nada e virou presidente, na verdade idiota é quem votou em você e lhe colocou aí !
7
Denunciar

Marcelo S. Martins 2:48 PM May 15, 2019
Um governo de inúteis chamando quem defende a educação de "idiotas úteis". Ele o que seria???
5
Denunciar

Mineiro22 2:25 PM May 15, 2019
Bolsonaro está errado. Não são idiotas úteis, mas apenas vagabundos que topam qualquer parada pra não ter que estudar, com as bênçãos dos professores, que adoram receber pra ficar à toa ou cuidar de assuntos particulares. Querem protestar contra o governo e a solução é não assistir às aulas? É muita cretinice. Marquem um protesto para sábado ou domingo, quero ver quantos "revoltados" vão aparecer.
44
Denunciar

Marcelo S. Martins 12:58 AM May 16, 2019
O Psi, se liga!! Quando você saiu batendo panela pra derrubar um governo legitimamente eleito certamente não se achou um manipulado. aí colocou um corrupto no poder (Temeroso) e ajudou a eleger o coiso. Tudo patrioticamente. Quanta boçalidade!!!
44
Denunciar

Psi Soares 7:43 PM May 15, 2019
A favor da educação, como esta frase soaria bonito.porem qdo se e falada no brasil,soa como as manifestações de hoje.composta por uma massa de manobra ideologizada em faculdades pagas por mim.obvio q existem bom alunos e bons projetos.porem existem piores reitores,professores e alunos q acham q dinheiro publico e capim.onde fazem de uma faculdade centros de exaltação ideológico e de uso de drogas ao invés de um centro de conhecimento pragmático e eficiente.eta paizinho com pessoas atrasadas viu.esta claro o motivo das manifestações. Nao recue presidente
44
Denunciar

Marcelo S. Martins 2:45 PM May 15, 2019
Um idiota chamando os outros de vagabundo. Para você, que deve ter estudado pouco, quem defende a educação não tem valor. Tá explicado porque votou no "coiso".
44
Denunciar

Fernando Cruz 2:25 PM May 15, 2019
Canhotos burros, idiotas úteis! 30% da verba dos cursos de humanas que não foram justificados na prestação de contas equivale a 3,5% do total do orçamento! Sinceramente, da uma vontade enorme de te chama-los de bwrr0, mas acho que c@N/\Lh@ ficaria melhor! O que vocês acham?
36
Denunciar

Kakakakaka!!! 10:01 PM May 15, 2019
Oh, quão interessante é... / Dá-se até ânsias de gozo / Ver tantos asnos de fé / Chupando o saco do bozo / Tomando de quatro pés
36
Denunciar

Mineiro22 2:39 PM May 15, 2019
Calma, se vc começar a falar de porcentagens vai dar pane na cabeça dos "estudantes". Esse povo só é treinado pra repetir bovinamente o que é dito pela pelegada, querer que eles pensem e procurem informações corretas é demais.
36
Denunciar

Sem Misericórdia 2:13 PM May 15, 2019
Bolsonaro tem razão. São idiotas úteis mesmo. São úteis para os bandidos que os usam, mas também são idiotas o bastante para não se darem conta da manipulação que fazem com eles. São massa de manobra, isto é, IDIOTAS ÚTEIS.
40
Denunciar

Lucas 4:28 PM May 15, 2019
Tem coisa mais cômica que um fã do Bozo, um completo imbecil que há décadas pratica corrupção e está envolvido com o crime organizado no Rio de Janeiro, falar que os outros são "idiotas" e "bandidos"?
40
Denunciar

Marcelo S. Martins 2:47 PM May 15, 2019
Você chamando de idiotas úteis e apoiando um governo de inúteis. Inútil!
40
Denunciar

Maria Isabel Azevedo 1:56 PM May 15, 2019
Cada vez que este senhor fala, é pior...Devia ficar mudo de vez... Como foi parar no Texas? Pq o prefeito de Nova York o enfrentou...Um prefeito? Sabe lá o que é isso? Mas, os empresários o fizeram ir, acabou indo para uma cidade amiga...Quem é político, e não quer oposição, se vira...Mas, e o povo? Come e vive como?
8
Denunciar

Maria Silva 1:55 PM May 15, 2019
Bozo e seus filhos babacas são os idiotas. Mas idiota mesmo é quem vou nessa tralha que nos envergonha!
8
Denunciar

Psi Soares 7:47 PM May 15, 2019
Inteligente e quem votou no Pt e no Lula.Sao tão inteligentes que estão doidos para verem o brasil piorar ainda mais.so para dizerem q o certo são eles.enquanto isso o brasil tem o povo q merece
8
Denunciar

Maria Isabel Azevedo 1:52 PM May 15, 2019
Qur em seõ os idiotas inúteis? Dois ministros da Educação, sem educação, nem brasilidade nenhuma...Atendem ao interesse internacional, e das faculdades e ensino privado...Paulo Guedes , junto a grupos de escolas privadas...Querem nos fazer de tolos? Todos?
5
Denunciar

Kakakakaka!!! 10:06 PM May 15, 2019
A nós não nos faz de tolo, mas a uns três capachos amestrados que por aqui andam, sim.
5
Denunciar

marlon dos santos loureiro 1:42 PM May 15, 2019
kkk esse camarada e seus filhos sao bando de arruaceiros loucos e lunaticos, em ta sendo investigado por corrupcao e querendo atrapalhar a investigaçoes, o outro diz que brasil tem ter bomba atomica, esse demente pai agora vem com essa... lembrando so 5 meses de governo. vai superar o michel temer com toda certeza como um dos piores governos do brasil
4
Denunciar

Danilo 1:33 PM May 15, 2019
Até o governo do Lula Preso, analfabeto de pai e mãe, investiu em educação de ensino superior. O Bolsonaro decepciona a todos que acreditaram nele. Nenhum país no mundo cresce sem investimentos em educação.
9
Denunciar

Verdade 1:33 PM May 15, 2019
Ele veio falar em regra de 3 ou fórmula da água.Muitos que estão nas manifestações são estudantes do CEFET e UFMG. Queria ver o presidente em um debate com eles, sem os assessores, pra ver o que daria...
5
Denunciar

Maria Isabel Azevedo 2:05 PM May 15, 2019
Nem deve ler, nem estudar nada, há anos, pq isso é chavão...fórmula da água?...piada!
5
Denunciar

Danilo 1:23 PM May 15, 2019
O chefe da nação considera estudante "idiota". Ele é um idiota.
10
Denunciar

othoniel 1:20 PM May 15, 2019
Um presidente da república usando esse tipo de linguagem. Se ele foi eleito para fazer ofensas pessoais, em vez de governar corretamente, é aí que o país vai para o buraco.
5
Denunciar

Ana Martine Brandão 4:09 PM May 15, 2019
Exatamente, só ofende as pessoas. Precisa aprender a argumentar!
5
Denunciar

Glender Kosnovisky 1:19 PM May 15, 2019
Esse Bozo consegue inflar manifestacoes contra ele mesmo, mt surrealismo.
5
Denunciar

marcelon narciso vieira 1:13 PM May 15, 2019
se vc fala esto dos jovens estudantes hoje , com muita informação , imagina epoca do governo militar.
15
Denunciar

Zorak da Silva 1:06 PM May 15, 2019
E o seu governo está cheio de idiotas INÚTEIS, a começar pelos seus filhos...
6
Denunciar

Teobaldo 1:50 PM May 15, 2019
Você usou o comentário que eu iria usar.... raios duplos!!!!
6
Denunciar

LEIA MAIS
Mais um
Operação
Avanço
Educação
Contingenciamento
Injúria
Orçamento
Sem Reajuste
Máfia dos Sanguessugas
Habeas corpus
Leia mais