Eleição

Aécio e Dilma encerram campanha em Minas Gerais 

Concorrentes ao Planalto terminam disputa em seu Estado de origem

Qui, 23/10/14 - 03h00

Brasília. Segundo maior colégio eleitoral do Brasil, Minas Gerais será o palco do último dia da campanha presidencial. 

Depois de pedir a benção no Santuário da Piedade, em Caeté, na segunda-feira, o candidato do PSDB Aécio Neves cumprirá outro ritual: vai visitar o túmulo do avô, Tancredo Neves, em São João del Rei na manhã de sábado, 25. Já a presidente Dilma Rousseff (PT) fará uma caminhada por Belo Horizonte.

Ontem, os dois concorrentes ao Planalto também tiveram agendas no Estado. Dilma e Aécio são mineiros, nascidos em Belo Horizonte. Além do vínculo familiar, o candidato tucano foi governador do Estado por dois mandatos. No primeiro turno das eleições, a petista saiu vitoriosa no Estado, com 43,4% dos votos, ante 39,75% do tucano.

O desempenho petista foi bastante explorado pela propaganda de Dilma durante o segundo turno.

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Minas tem 15.248.681 eleitores. São Paulo é o maior colégio eleitoral, com 31.998.432 pessoas aptas a votar. A região Sudeste concentra 43,4% do eleitorado.

Nos dias finais de campanha, Aécio já dedicou parte de seus compromissos a cidades mineiras. O primeiro foi a visita ao Santuário da Piedade, em Caeté. Na tarde de ontem, o candidato teve também agenda em Belo Horizonte.

Depois de viagens ao Nordeste, Dilma esteve na manhã de ontem em Uberaba, onde participou de comício. Durante o ato, repetiu críticas aos governos tucanos.

Reta final. Até o fim da campanha, os candidatos à Presidência farão viagens de avião equivalentes à distância entre o Rio de Janeiro e Pequim. Os deslocamentos previstos ultrapassam 17 mil quilômetros desde o domingo passado até o dia do pleito.

Cada um dos candidatos tem viagens previstas por três regiões do país. A atual presidente passará por cinco Estados do Sudeste, Nordeste e Sul.

Já o tucano visitará um Estado a mais, deslocando-se pelas regiões Sudeste, Norte e Centro-Oeste.

No fim da campanha, Dilma pretende se desdobrar para fazer o maior número possível de agendas de rua nos Estados do Sudeste, região mais populosa do país e onde a petista cresceu seis pontos percentuais nos últimos 11 dias, segundo pesquisa Datafolha.

Atrás de Dilma na reta final desta campanha, Aécio não se deixou abater pelo resultado do Datafolha. No comitê tucano, o mantra é que há um clima de mudança no país não captado por pesquisas de intenção de voto. De amanhã até domingo, Aécio e aliados focarão em propostas e prometem não baixar o nível do debate.

Os tucanos dizem estar mobilizados e esperam aumentar sua vantagem nos três Estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), no Centro-Oeste, além de tentar neutralizar o crescimento de Dilma no Rio, Pernambuco e Ceará.

No Rio de Janeiro, o tucano ainda fará alguns eventos, entre eles, uma visita a dom Orani Tempesta.

Números

Previsão. As próximas viagens do candidato do PSDB Aécio Neves farão com que ele acumule 9 mil km em deslocamentos aéreos só na última semana de campanha. Já Dilma, deve se deslocar por 8,3 mil km até domingo.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.