Pré-campanha

Alexandre Kalil planeja série de viagens pelo Estado a partir de outubro

Secretário de governo, Adalclever Lopes, já articula pré-campanha pelo estado mas o prefeito nega e diz estar focado apenas na capital

Sáb, 11/09/21 - 05h00

Cotado para disputar o governo de Minas na eleição de 2022, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) deve iniciar uma série de viagens pelo interior do Estado a partir do mês de outubro. Antes disso, ele vai se reunir com filiados de seu partido que disputaram as últimas eleições para medir o apoio a seu nome para o cargo. “Vamos viajar todos os sábados, em pré-campanha”, afirmou o secretário de governo do prefeito, Adalclever Lopes (MDB). O emedebista, ex-presidente da Assembleia Legislativa, é um dos principais articuladores políticos de Kalil e coordenou a campanha à reeleição do prefeito de BH no ano passado.

“Ele hoje foi eleito presidente da Frente Mineira de Prefeitos. Então, ele e o presidente da Assembleia (deputado Agostinho Patrus) vão rodar Minas Gerais para uma discussão sobre a retomada da economia pós-pandemia. Mas, isso é muito mais como presidente da Frente, e o Agostinho como presidente da Assembleia, do que campanha porque hoje é tudo pré-candidato e especulação. Mas, o Kalil, aos sábados, vai começar a rodar e conversar com as lideranças. E já está conversando com os partidos, os presidentes do partidos têm se reunido constantemente com o prefeito e a maior aliança de partidos até agora deve ser do prefeito Kalil”, completou
.
Até o fim deste mês, o prefeito deve se reunir com o partido em busca de uma definição de que ele será mesmo o candidato do PSD em Minas. “Primeiro, ele vai ter uma reunião com o partido dele, com todos os vereadores, os vice-prefeitos, prefeitos, e todos aqueles que disputaram eleição pelo PSD. Vai ser em Belo Horizonte e deve ser em um final de semana, fora do horário de expediente, para consultar e saber se o partido quer mesmo a candidatura dele. A gente vê que ele é o candidato natural do partido a governador do Estado. E depois disso ele começa a viajar. Eu acredito que já no início de outubro”, disse.

Ainda sem data fechada, Adalclever adiantou que o encontro deve ser ainda em setembro. No entanto, a assessoria do diretório estadual do PSD afirmou desconhecer o encontro. “Não temos essa informação”, informou. Já o presidente do partido no Estado, Alexandre Silveira, não respondeu.

Negativa

Citado por Adalclever como parceiro de Kalil nas viagens pelo interior do Estado em pré-campanha ao governo de Minas, o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV-MG), declarou por meio de nota que a informação não procede e que “não existe nenhum acordo nem sequer houve qualquer convite para eventuais composições”.

“Cabe lembrar, ainda, que as candidaturas relativas a 2022 não foram colocadas e, portanto, é inverídico que haja pré-campanha prevista. Todas as agendas de trabalho do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Agostinho Patrus, permanecem inteiramente voltadas à condução das atividades do Parlamento mineiro”, completou o deputado.

Após a publicação da matéria, o prefeito Kalil, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que “se alguém marcou (agendas no interior) ainda não falou com ele e que ele está focado no trabalho do dia a dia da prefeitura”. Questionado se a informação do secretário Adalclever não procedia, a assessoria informou que o secretário está trabalhando nas articulações, mas que o prefeito ainda não foi informado sobre as viagens. O prefeito disse ainda que o momento agora é de preparar a cidade para o próximo período chuvoso que começa em outubro.

Prefeito começa atrasado corrida pelo interior de Minas

A estratégia de viajar pelo Estado é uma tentativa de tornar o prefeito Alexandre Kalil (PSD) mais conhecido no interior do Estado. Pesquisa DataTempo/CP2 ao governo de Minas divulgada pelo jornal O TEMPO em julho mostrou que o governador Romeu Zema (Novo) aparece com larga vantagem em relação a Kalil, especialmente no interior. O prefeito sai na frente apenas na região metropolitana.

Em todos os cenários pesquisados pelo instituto, os números apontaram que o governador teria mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado, que foi o chefe do Executivo da capital. Em um cenário que incluiu 12 pré-candidatos, o governador apareceu com 46,2% e Kalil com 18,8%. Em outra simulação, que considerou apenas quatro nomes na corrida pela chefia do Executivo estadual, Zema teve 50,2% das intenções de voto e Kalil 23,9%. 

Puxadores de voto

De olho na influência dos prefeitos sobre os eleitores do interior, Kalil planeja sua série de viagens pelo Estado, mas chega depois de Zema, que saiu na frente e já tem viajado pelo Estado quase toda semana há cerca de dois meses, participando de agendas com prefeitos, distribuindo vacinas e anunciando parcerias com a iniciativa privada. 

Nesta última semana, por exemplo, o governador esteve em vários eventos em municípios do Norte de Minas.

Carlos Viana também pleiteia indicação do partido para 2022

Além do prefeito Alexandre Kalil, o senador Carlos Viana (PSD) também manifestou interesse em disputar o governo de Minas pelo partido. “Eu desejo concorrer e vai depender do PSD. Se no PSD tiver espaço, eu concorro pelo PSD; senão, eu busco outra legenda. Mas eu estou disposto a discutir e disputar internamente no partido”, disse em entrevista a O TEMPO em 8 de agosto.

Questionado sobre uma reunião do PSD para avaliar o nome que vai representar o partido na disputa pelo governo no ano que vem, o senador Viana disse que não há nada marcado. Ele informou também, por meio de sua assessoria de imprensa, que a questão de seu nome ainda não foi debatida internamente no partido. 

Aliado. Adalclever Lopes diz que Kalil é ‘o candidato natural do partido’, em especial após ter sido reeleito com 63,36% no 1º turno. 

Apoio. Outra vantagem de Kalil, segundo Adalclever, é o apoio do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do estadual, Alexandre Silveira. “Ele é o candidato com apoio nacional, estadual e municipal, do Fuad Noman (vice-prefeito de BH)”, disse.

Atualizado às 11h35.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.