Repasse

Amazonas receberá R$ 52,7 milhões por ano para financiar rede de saúde

A expectativa é que, com isso, até 2016 a cobertura da atenção básica aumente dos 37% atuais para 70% da população, atingindo 1,4 milhão de habitantes

Sex, 23/08/13 - 12h15
O hospital regional da cidade do Amazonas convive com o problema do longo tempo de espera que um paciente é submetido para ter atendimento médico | Foto: Agencia Brasil

O Ministério da Saúde vai repassar R$ 52,7 milhões por ano ao estado do Amazonas para financiar a rede de média e alta complexidade.

De acordo com portaria publicada nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União, os recursos serão transferidos pelo Fundo Nacional de Saúde "de forma regular e automática, em parcelas mensais".

De acordo com a Secretaria de Saúde do Amazonas, a rede estadual conta com seis hospitais, sendo dois destinados ao atendimento infantil; seis fundações, incluindo a Fundação de Medicina Tropical, voltada ao diagnóstico e tratamento de doenças tropicais, como a malária; além de centros especializados, unidades de pronto-atendimento e prontos-socorros.

A Secretaria de Saúde de Manaus admite a dificuldade em relação aos profissionais e reconhece as condições inadequadas de atendimento em muitas unidades de atenção básica, algumas com apenas 32 metros quadrados.

Para tentar mudar a situação, o município aderiu ao Programa Mais Médicos e espera receber 57 profissionais.

A expectativa é que, com isso, até 2016 a cobertura da atenção básica aumente dos 37% atuais para 70% da população, atingindo 1,4 milhão de habitantes.

Os restantes 30%, segundo levantamento da prefeitura, contam com algum tipo de plano de saúde privado.
 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Agencia Brasil