Eleições

André Janones é oficializado pelo Avante como pré-candidato à PBH

Parlamentar disse que vai ouvir sua base antes de aceitar o convite da legenda

Sáb, 19/10/19 - 20h36
Deputado André Janones (Avante-MG) | Foto: Uarlen Valerio / O Tempo / 08.02.2019

A pré-candidatura do deputado federal André Janones (Avante) à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) foi oficializada na manhã de ontem, durante encontro do partido na capital mineira. Antes de aceitar o convite, no entanto, o parlamentar disse que vai ouvir sua base a respeito do tema e anunciou que, durante o mês de dezembro, vai realizar uma caravana por todas as regiões mineiras.

“A opinião do partido é muito importante para mim, e a do presidente também. Só não é mais importante do que a do meu eleitor”, explicou o deputado, que ressaltou a importância de ouvir a sua base. “Se eu não tiver o aval dos meus eleitores, não vou disputar, porque seria considerado um ato de traição”.

Terceiro deputado federal mais votado em Minas no ano passado, com 178,6 mil votos, Janones disse que seu trabalho no Congresso já ultrapassou as fronteiras do Triângulo Mineiro, sua base eleitoral – o parlamentar é natural de Ituiutaba. “O nosso trabalho tem ecoado em todo o Estado. Não é mais regional. Ecoa em Minas e até no Brasil”, disse, adiantando o tom a ser adotado numa possível disputa à prefeitura. “Caso vire oficialmente uma candidatura, o trabalho que a gente desenvolver na prefeitura pode servir de modelo para Minas e para todo o país”.

Janones explicou que o objetivo da caravana também é conhecer as realidades das diferentes regiões mineiras. “Não é só a questão da candidatura. Essa viagem já estava definida antes da pré-candidatura. Sou relativamente jovem, estou no primeiro mandato, e quero conhecer de perto as necessidades e realidades de Minas. São peculiaridades diferentes de região para região. O Triângulo, por exemplo, está mais próximo da realidade de Goiás”, comparou.

O parlamentar assegurou que uma eventual candidatura à PBH não tem como objetivo fortalecer seu nome. “Eu, que prego a nova política, não recebo convites para ter visibilidade e aumentar votos. Não estou buscando palanque, nem preciso de candidatura só para ter visibilidade, não”, afirmou, destacando que seu nome, caso seja ratificado, terá chances reais de vitória.

Além da pré-candidatura de Janones, o encontro do Avante foi marcado também pela filiação de 43 prefeitos em exercício e pela discussão de pré-candidatos a prefeito e vereador em 2020.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.