Aparte

Campanha

De olho nas eleições de 2020, PSL faz evento nacional de filiação

Publicado em: Qua, 14/08/19 - 03h00
Deputada estadual Delegada Sheila (PSL) | Foto: Luiz Santana

Ouça a notícia

O Partido Social Liberal (PSL), sigla do presidente Jair Bolsonaro, vai fazer um evento nacional de filiação no próximo sábado. Com o slogan “No dia 17, é 17”, a legenda buscará agregar figuras políticas e discutir as eleições municipais do próximo ano. Segundo dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSL tinha, até julho, 26.658 filiados em Minas Gerais. Homens entre 45 e 59 anos são, em números absolutos, o perfil mais comum de vinculados à sigla no Estado, com 5.810 pessoas. Em todo o país são 271.320 associados. 

A convocação está sendo feita de forma intensa pelas redes sociais do partido e dos respectivos diretórios estaduais. Na página do diretório nacional, o deputado federal Eduardo Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro foram figuras usadas para chamar os simpatizantes da sigla para se filiarem. O deputado Hélio Lopes, que foi eleito com o nome de urna “Hélio Bolsonaro”, também participou da campanha. 

Já o diretório mineiro do PSL recorreu aos parlamentares da sigla para o convite. “Precisamos mudar o rumo da política no nosso Estado. Somos um partido comprometido com o crescimento da economia e com o progresso. Precisamos de gente séria que queira esse crescimento para o nosso Estado e para o nosso país”, argumenta o deputado estadual Hélio Grilo em vídeo nas redes sociais da legenda.

Em Belo Horizonte, o evento será realizado em um hotel na região Centro-Sul. O deputado federal Cabo Junio Amaral foi convidado e vai participar. Apesar da grande mobilização por novos filiados, o parlamentar espera que a sigla faça uma seleção entre os que pretendem se incorporar à legenda. “Quero acreditar que serão filtrados os candidatos. Carregamos a marca Bolsonaro e devemos honrar este nome. O partido não pode caminhar sem ter a devida cautela com os seus membros, principalmente candidatos”, explicou.

Apesar de 2020 já estar no radar do PSL, ainda não existe um nome pré-selecionado para as disputas, inclusive anem mesmo para o Executivo de Belo Horizonte. “Não há definição sobre o nome que concorrerá à Prefeitura de Belo Horizonte, mas o meu nome para este cargo é o do deputado estadual Bruno Engler”, disse Amaral. Em contato com o Aparte, Bruno Engler agradeceu a confiança demonstrada por Amaral, mas disse que não tem nada definido e que isso vai ser alinhado com as lideranças do partido. “Não sou candidato, não sou pré-candidato, mas é uma possibilidade. Coloco meu nome à disposição”, resumiu. 

Sobre a seleção proposta por Amaral em relação aos novos filiados, Engler considera difícil realizar essa filtragem entre aqueles que se associarem, mas defendeu que seja feito em relação aos candidatos. “É mais fácil fazer isso com candidatos, precisamos de pessoas alinhadas com o partido, senão acontece igual ao Alexandre Frota, que era uma vergonha para o partido e graças a Deus foi expulso. Queremos evitar isso. Para as próximas eleições eu acho que vamos ter que fazer um filtro e colocar pessoas alinhadas com o presidente Jair Bolsonaro”, explicou. 

Já a deputada estadual Delegada Sheila espera entre 500 e 800 novas associações na região da Zona da Mata. Sobre a seleção dos novos filiados, Sheila acredita que este não é o momento. 

O Aparte tentou contato com Luciano Bivar e Gustavo Graça, presidentes respectivamente, nacional e do diretório de Minas, mas as ligações não foram atendidas. A coluna questionou a sigla, por meio da assessoria de imprensa, em quantas cidades do Estado haverá o evento, os requisitos e as expectativa para filiação, mas, até o fechamento desta edição, ainda não havia recebido respostas. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.