Aparte

Vídeo

Deputado do Novo ‘interroga’ e constrange superintendente de ensino

Publicado em: Ter, 09/07/19 - 03h00

Ouça a notícia

O Encontro Estadual do Partido Novo, realizado no último sábado, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, rendeu cenas de constrangimento. Em um vídeo feito durante um dos intervalos do evento, o deputado estadual Bartô (Novo) fez questionamentos à atual superintendente de ensino de Juiz de Fora, Fernanda Moura, sobre a fidelidade dela à ideologia do partido do governador Romeu Zema. A gestora ingressou no quadro da superintendência ainda no governo de Fernando Pimentel (PT).

Na gravação, o deputado estadual inicialmente olha para a câmera, enquanto a superintendente começa a explicar sobre como assumiu o cargo. Em poucos segundos, o parlamentar a interrompe e a questiona, em tom irônico, se ela realmente é alinhada às ideias do Novo. “Alinhada com o Novo, não é? Os valores liberais todos”, ironiza o parlamentar. No mesmo tom, em outro trecho do vídeo, Bartô chega a perguntar a opinião da gestora sobre a atuação do ex-juiz Sergio Moro no caso que em que se decidiu, em primeira instância, pela prisão do ex-presidente Lula. “Ele (Sergio Moro) é um mito pra gente, não é? Pegar aquele bandido. Lula tem que ser preso, bandido, não é, Fernanda?”, segue o deputado.

A todo momento, a superintendente questiona, visivelmente constrangida, por que o parlamentar estaria fazendo aquelas perguntas, durante a gravação. Sobre Moro, ela responde que chamá-lo de “herói nacional é uma expressão muito forte” e, em relação à prisão de Lula, “é um processo a ser julgado”.

No vídeo, Fernanda Moura também afirma que foi escolhida para o cargo no atual governo a partir do processo de seleção estabelecido pela sigla e que, apesar de não ser filiada ao Partido Novo, estaria ali para conhecer as propostas da legenda. Ao final da gravação, ela se afasta dizendo que o parlamentar estaria “misturando as coisas” e Bartô termina afirmando que existem muitos oportunistas na legenda. “Cheio de oportunistas chegando no Novo, galera. Temos que ficar de olho nesse pessoal, estamos bem de olho”, dispara Bartô.

Em suas redes sociais, Fernanda Moura, que já atuou no cargo que ocupa hoje na gestão petista, exibe registros da participação dela em eventos do PT, inclusive de militância e apoio à eleição de Fernando Haddad, candidato petista à Presidência da República derrotado no pleito do ano passado.

Procurada pelo Aparte, a superintendente afirmou que estaria ocupada em uma reunião e que, antes de conversar com a coluna, teria que consultar seu advogado. Nenhuma resposta tinha sido enviada até a noite de ontem. Apesar disso, funcionários da Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora (SRE-JF) afirmaram que a repercussão da gravação gerou “tristeza a todos que trabalham na SRE”.

Já Bartô afirmou que decidiu fazer o vídeo, pelo fato de a superintendente ter afirmado, em encontro anterior, que seria alinhada às ideias do Novo e não se sentia representada pelo PT. “Assim quis gravar, pois, quando fica registrado, é mais difícil de mentir”. O parlamentar também pontuou que não vê problemas em ter pessoas das gestões passada, no governo. “O problema não é ser de gestões passadas, e sim desalinhada com nossos princípios. Ou, o que seria pior, utilizando do cargo para proselitismo partidário”, defendeu Bartô. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.