Aparte

“Sandro Fusca”

Sobrinho de Paulo Guedes buscará vaga de deputado federal pelo PMN

Publicado em: Sáb, 30/07/22 - 05h00
Sandro Fusca ao lado de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes no Palácio do Planalto | Foto: Reprodução/Instagram

O pecuarista Sandro Drumond Machado, candidato a deputado federal pelo PMN, é sobrinho do ministro da Economia, Paulo Guedes. A candidatura à Câmara dos Deputados é a primeira de Sandro Fusca, como é conhecido, a algum cargo público. O produtor rural é apadrinhado pelo ex-ministro de Esporte e Turismo Carlos Melles (PL), que é, atualmente, diretor-presidente do Sebrae Nacional.

A mãe de Sandro Fusca, Maria Cristina Bolívar Guedes, é irmã da mulher do ministro da Economia. “O meu tio, por estar lá (em Brasília), me deu uma força moral. Converso com ele todos os dias. Ele me dá bastantes dicas, apesar de falar que não é político. Ele me apresentou a muita gente, ao próprio (presidente Jair) Bolsonaro, a ministros e ao (senador) Flávio (Bolsonaro)”, afirmou o candidato ao Aparte. Quando anunciou a pré-candidatura nas redes sociais, ainda em março, Fusca publicou uma foto ao lado de Bolsonaro e Guedes no Palácio do Planalto.

Já em junho, ele postou uma imagem junto a Guedes, em que está escrito “Sandro Fusca pré-candidato a deputado federal”, associada a trechos de discursos do ministro da Economia de Bolsonaro. “Orgulho de ter em nosso país o melhor ministro da Economia do mundo! O cara que tenho o privilégio de conviver desde que nasci e que juntamente com o nosso presidente, Jair Bolsonaro, vem mudando a história do Brasil!”, escreveu na ocasião.

Sandro Fusca é considerado uma das lideranças do agronegócio no Norte de Minas, onde tem uma fazenda em Francisco Sá, próximo a Montes Claros. O candidato é sócio-proprietário da Marcha News Leilões, que tem como um dos braços o negócio de cavalos da raça manga-larga marchador. O pecuarista atribui a candidatura à Câmara dos Deputados à falta de representatividade. “Lá, no Norte de Minas, é mais representantes do PT, então a gente não estava conseguindo êxito”, disse, acrescentando que foi procurado por “pecuaristas e agricultores” para se candidatar.

Conforme apurou o Aparte, Fusca é um dos mais cotados da nominata federal do PMN para ser eleito, já que a estimativa é de que possa ter entre 35 mil e 40 mil votos. A expectativa da sigla, que hoje não tem deputados federais sob mandato, é fazer até duas cadeiras na Câmara. A aposta é que o produtor rural brigue pelo segundo assento. O primeiro, se conquistado, deve ser do vereador de Belo Horizonte Cleiton Xavier, de acordo com a avaliação do PMN.

Como Carlos Melles é um dos padrinhos de Sandro Fusca, a projeção é que o sobrinho de Guedes herde parte dos 55.604 votos conquistados pelo ex-deputado federal em 2018, quando perdeu o mandato ao não ser reeleito. A chegada do ex-deputado federal à presidência da entidade, ainda em abril de 2019, foi patrocinada pelo próprio ministro da Economia. 

A pedido de Melles, Fusca também é orientado pelo deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PL). O vice-presidente da Assembleia fazia dobradinha com Melles, já que ambos têm o Sul de Minas como base eleitoral. Em 2018, Arantes foi reeleito deputado estadual com 69.586 votos. Caberá agora a Fusca ser uma das dobras do parlamentar. 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.