Aparte

Divinópolis

Vereador e secretário se desentendem e vão parar na delegacia

Publicado em: Ter, 26/02/19 - 03h00
Câmara Municipal de Divinópolis | Foto: Google Street View

Ouça a notícia

Um desentendimento em um bloco de pré-Carnaval entre um vereador e um secretário da cidade de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, acabou na delegacia de polícia. O parlamentar Matheus Costa (PPS) registrou um boletim de ocorrência contra o secretário de Esportes e Juventude do município, Ewerton Dutra de Mendonça, por ameaça, injúria e difamação.

De acordo com o documento, a vítima relata que foi ameaçada durante as festividades em um bloco de rua, quando o secretário, com o dedo em riste, o xingou de “filho da p

”, que o vereador não seria “homem e que tem teto de vidro”, além de supostamente ter dito que iria “arregaçar” o parlamentar. Em contato com o Aparte, Costa alegou que as intimidações se deram depois de um pronunciamento feito por ele na tribuna da Câmara Municipal.

“Na (última) terça-feira, denunciei o que a cidade inteira já sabe, que o secretário só foi nomeado por ser cunhado do doutor Rinaldo (PV), que é vice-prefeito. Ele não tem atuação na área”, argumentou o vereador.

Ainda segundo Costa, em uma sabatina recente realizada na Câmara Municipal, Mendonça disse que a secretaria em que ele atua não tinha “dinheiro nem para uma bola, nem para uma rede”, ao prestar contas do ano anterior. “Ele falou isso rindo. A população está cansada de deboche dos políticos. Então, eu sugeri, de maneira mais enérgica, que eles fechassem a pasta e distribuíssem os cargos concursados para outras secretarias”, disse. 

O parlamentar aproveitou ainda para reclamar das nomeações feitas no Executivo municipal. “A filha do prefeito é secretária de Obras, ele (prefeito) tem sobrinhos trabalhando (na prefeitura) também”, apontou. Para o vereador, o secretário se sentiu ofendido com as denúncias e, por isso, tentou intimidá-lo durante a festa no último sábado.

A coluna também entrou em contato com Ewerton Mendonça. Ele alega que foi mal interpretado pelo parlamentar. “Eu fiz uma brincadeira com ele, só que ele quis levar pra esse caminho. Não queria ofender nem ele, nem a mãe dele, que nem conheço. Ele estava com um amigo meu e uma outra pessoa que eu conheço; como eu cheguei brincando com esses dois, brinquei com ele também, aí ele disse que eu estava ofendendo, mas eu estava só brincando. Brinquei na hora errada e com a pessoa errada”, defendeu-se.

Mendonça refutou também as acusações de inexperiência para comandar a pasta. “Eu já trabalhei por dois anos como secretário de Esportes em outra administração, fui atleta a vida inteira. Sobre a questão de ser cunhado do Rinaldo, não me ofende. Inclusive, acho que é uma honra ser cunhado do vice-prefeito, que é de uma família muito antiga e de renome na cidade”, afirmou.

Procurada, a Prefeitura de Divinópolis informou, por meio da assessoria de imprensa, que não iria se manifestar sobre o desentendimento, uma vez que Mendonça não estava no evento como secretário. Sobre as indicações do prefeito, o órgão afirmou que não se trata de nepotismo porque as nomeações são para cargos de agente político, e não comissionados.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.