Aparte

Governo

Zema ainda não indicou os nomes do Conselho de Administração da Copasa

Publicado em: Sex, 17/05/19 - 03h00

Ouça a notícia

Após quase cinco meses de mandato, o governador Romeu Zema (Novo) ainda não indicou membros para compor o Conselho de Administração da Copasa, que é o responsável por aprovar nomes para a diretoria da empresa. Até o momento, o conselho continua sendo composto por integrantes indicados pelo antigo governador, Fernando Pimentel (PT). Nos bastidores da Copasa, o que se comenta é que a demora na indicação por parte do Estado estaria gerando um efeito cascata.

Interlocutores afirmam que uma reunião com o Conselho de Administração foi agendada por Zema na última quarta-feira. O objetivo seria aprovar nomes para a diretoria da estatal, entretanto o encontro não ocorreu. Os atuais conselheiros estão resistentes a escolher os novos diretores, já que o previsto no Estatuto da Copasa e na Lei das Estatais é que eles sejam substituídos e só depois ocorra a discussão de nomes para as diretorias.

A atual presidente do Conselho de Administração da Copasa, Flávia Mourão, confirmou ao Aparte que houve uma consulta do governo sobre a questão. “Há uma sinergia, um compromisso de trabalho entre os membros do conselho e os membros da diretoria. Agora, a gente entende que há um ritual que merece ser respeitado. Primeiro, você troca o conselho, e, depois, o conselho troca a diretoria. Para ter exatamente essa questão da corresponsabilidade”, afirmou.

Flávia Mourão também disse que, em uma reunião na última semana, Zema afirmou que já tem os nomes do conselho definidos e que eles devem ser anunciados em breve. “Na semana passada mesmo, ele teve uma reunião com investidores aqui. Ele anunciou que já está com os nomes e que vai trocar o conselho, é só uma questão de tempo”, declarou. 

Apesar da indefinição que paira sobre o conselho da empresa, interlocutores afirmam que os nomes para a diretoria já estariam definidos e que o governador teria o objetivo de fazer mais um agrado a pessoas que teriam ocupado cargos de confiança na gestão do PSDB no Estado. A lista, inclusive, rodou pelo WhatsApp dos funcionários da Copasa nesta semana e teria sido divulgada pelos diretores que estariam de saída da empresa.

Nela, o ex-presidente da estatal Ricardo Simões aparece como diretor financeiro e com a função de assumir interinamente a presidência da empresa. Também na lista está o nome de Paula Vasques, ex-chefe de gabinete do ex-presidente da Copasa Márcio Nunes, que deixou o comando da estatal em 2009, na gestão Aécio Neves (PSDB).

A possível indicada também atuou como diretora de Finanças e Administração da Codemig, na gestão Pimentel. A lista conta ainda com outros nomes da casa, como o de Claudio Dotti, para a Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico; Guilherme Frasson, para a Diretoria Operacional Interior (Norte e Sul); além de Maurício Paulo Pereira, para a Diretoria Operacional da região metropolitana de Belo Horizonte.

Procurada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) informou que, na próxima assembleia, que vai ocorrer nos próximos 30 dias, o atual conselho será destituído e haverá eleição dos novos membros. Com a posse do conselho, o novo diretor-presidente será indicado pelo governo. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.