Aparte

Presença

Zema vai a jantar organizado por Danilo de Castro

Publicado em: Qua, 19/06/19 - 03h00
Chegada. Governador entrou pela garagem do prédio onde mora o ex-secretário Danilo de Castro | Foto: Flavio Tavares

Ouça a notícia

Um jantar organizado ontem pelo ex-secretário de Estado de Governo Danilo de Castro (PSDB), no apartamento do deputado estadual Roberto de Andrade (PSB), contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e de outros membros do Legislativo mineiro que fazem parte da base de apoio da atual gestão. Castro, antigo homem forte dos governos tucanos de Aécio Neves e Antonio Anastasia, está frequentemente envolvido em polêmicas e é apontado como um articulador nos bastidores também do atual governo, apesar de sempre negar ter participação na gestão de Zema.

Fontes ouvidas pelo Aparte no local e em conversas por telefone confirmaram que o evento, em um prédio de luxo no bairro Luxemburgo, na região Centro-Sul da capital mineira, onde moram tanto Danilo quanto Roberto Andrade, foi organizado pelo ex-secretário. Segundo uma das fontes ouvidas, o político tucano estava preocupado com cada detalhe do evento ao longo do dia. O local escolhido é do gosto de políticos por ostentar uma adega de vinhos de primeira linha, de acordo com relatos.

Segundo outras fontes que participaram do encontro, os principais temas do debate giraram em torno de vetos de Zema sobre decisões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), principalmente relacionado ao número de servidores concursados em cada secretaria. Também foram pautas das conversas as mais de cem emendas costuradas na Assembleia Legislativa sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), além do envio do projeto de recuperação fiscal do Estado junto ao governo federal.

Interlocutores afirmam que Zema foi ao encontro com os deputados da base aliada justamente para debater o melhor momento de se enviar tal projeto, uma vez que boa parte dos parlamentares têm resistência quanto a temas como congelamento salarial dos servidores e privatização de estatais como Cemig e Copasa.

A reportagem esteve no endereço onde a reunião foi realizada e presenciou o momento em que a comitiva de Zema chegou ao local. Enquanto uns preferiram despistar, afirmando que tratava-se de um encontro social, João Leite (PSDB) disse só não saber que se tratava de um encontro promovido por Danilo de Castro. 

“Vim a convite do colega Roberto de Andrade para um encontro com o governador. Não sei sobre a pauta, mas pretendo ter a oportunidade de falar com ele sobre nossas ferrovias”, disse.
Sobre a participação de Danilo, João Leite disse ainda que não sabia que ele morava no mesmo prédio do colega de parlamento, e se mostrou surpreso com a informação.

Sempre atuante nos bastidores da política mineira e envolto em polêmicas, Danilo de Castro teve R$ 5,6 milhões em bens bloqueados pela Justiça no último mês. Ele é acusado de ter favorecido o grupo JBS quando era secretário de Governo. Na ocasião, ele negou todas as acusações.

Em nota, o governo confirmou a participação de Romeu Zema no evento, mas negou qualquer vinculação com o ex-secretário de Governo Danilo de Castro.

Veja a íntegra da nota do governo: 

"A assessoria de imprensa do governador esclarece que Romeu Zema participou, na noite de ontem, de um encontro de confraternização com parlamentares da base.  O anfitrião do encontro foi o deputado Roberto Andrade. Periodicamente, o governador participará de confraternizações com os deputados. Diferentemente do informado pelo jornal O Tempo, Danilo de Castro não teve qualquer participação no evento, aliás, o governador não tem nenhum relacionamento com essa pessoa. O governo lamenta a divulgação de informações sem a devida checagem, sem autores e sem ouvir o outro lado, como preza o bom jornalismo". 

O bloco Sou Minas Gerais, que reúne os deputados governistas, também divulgou nota sobre o assunto. Leia na íntegra:

"Lamentável a tentativa desesperada do jornal ‘O Tempo’ de transformar um encontro, entre o governador e sua base, num evento com viés político-partidário. É mentirosa e irresponsável a notícia de que ex-secretário Danilo de Castro tenha participado do encontro dos deputados do Bloco Sou Minas Gerais. E pior: mais mentiroso e irresponsável ainda é afirmar que o ex-secretário foi quem promoveu e organizou o evento. Mentira! Nosso bloco se reuniu informal e apartidariamente em uma confraternização para a qual o governador também foi convidado. Essa informação foi inclusive passada por vários de nossos colegas de bloco em entrevista e conversas por telefone com jornalistas do referido jornal e também ao repórter que assina a matéria. Ainda assim, o jornal optou por usar “fontes não reveladas” e divulgar uma versão inverídica, sem qualquer fato que a comprove, ignorando completamente a informação correta. Também é mentirosa a informação de que o objetivo do evento era tratar pautas de interesse do governo na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Assim como todo e qualquer encontro de agentes públicos, o tema ‘política’ acaba fazendo parte das rodas de conversas, mas não foi este o objeto do nosso encontro. Em razão disso e, conforme prevê o artigo nº 2 da Lei 3.188, que disciplina o exercício do direito de resposta em veículos de comunicação, exigimos retificação proporcional ao agravo".

Nota da redação: A coluna mantém as informações conforme foram publicadas, enfatizando que citam o fato de Danilo de Castro ter participado da organização do encontro - e não que ele tenha também participado do evento em si - confirmadas por mais de uma fonte na última terça-feira.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.