Otimismo

Após encontro com Bolsonaro, Onyx fala em aprovar Previdência em junho

Ministro da Casa Civil disse que governo espera um relatório equilibrado da proposta de reforma enviada ao Congresso

Dom, 09/06/19 - 12h06

Na véspera do relator da reforma da Previdência entregar seu parecer com alterações no texto, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse neste domingo (9) que o governo espera um relatório "equilibrado" e que trabalha com a perspectiva de aprovar a proposta na Câmara dos Deputados ainda neste mês.
A previsão é que o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) apresente o parecer até quarta-feira (12).

"O deputado Samuel Moreira vem construindo um relatório equilibrado pelas informações que temos recebido. A grande preocupação é que exista uma boa potência fiscal. Sabemos desde o início que a Câmara tem uma série de questões, assim como o Senado também, e seguramente vamos ter no relatório potência fiscal com o atendimento das demandas do Parlamento, para que, se Deus quiser, possamos aprovar ainda em junho a nova Previdência", afirmou.

O ministro participou de reunião com o presidente Jair Bolsonaro na manhã deste domingo para discutir o tema. Um dia antes, no sábado (8), Moreira ficou reunido no Ministério da Economia com técnicos da pasta e consultores legislativos para tentar resolver impasses no texto.

Entre as possíveis alterações, o grupo discute temas como mudanças nas regras do abono salarial, regra de transição para quem já está próximo de se aposentar e a vinculação ou não da pensão por morte ao salário mínimo.

Um outro ponto é a inclusão de estados e municípios no texto da reforma. Governadores e prefeitos não querem ter que fazer alterações em seus redutos, mas deputados também não desejam arcar sozinhos com o ônus político de alterar as regras para servidores estaduais e municipais.

Uma nova reunião está prevista para este domingo na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo Onyx, há possibilidade de que o relatório seja apresentado mais cedo, até terça (11), data em que também está marcado um encontro com governadores.

Pacto entre poderes Além da Previdência, o encontro com Bolsonaro neste domingo tratou da construção de um pacto entre os três Poderes com metas e ações para a retomada do crescimento do país.

"O importante na vida das pessoas é o emprego, o trabalho, e isso está angustiando todo mundo. Vamos unir todos [os Poderes] para que medidas possam se tomadas nas mais diferentes áreas, cada um na sua competência", disse.
Segundo Onyx, o texto está em etapa final de elaboração. A expectativa é que a assinatura do pacto ocorra até a próxima semana.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.