Veja vídeos

Belo Horizonte tem panelaço e buzinaço durante programa do PT

Reportagem filmou manifestações em bairros de várias regiões de Belo Horizonte e em outras capitais; veja o que foi dito na propaganda e assista a ela na íntegra

Por Guilherme Reis
Publicado em 06 de agosto de 2015 | 20:52
 
 
Panelaço no bairro de Lourdes, centro-sul de Belo Horizonte Joao Godinho / O tempo

Mais uma vez neste ano, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi alvo das panelas e de buzinas durante um pronunciamento em rede nacional de televisão. Na região centro de Belo Horizonte, a petista foi vaiada e xingada.
 
Antes mesmo do pronunciamento da presidente começar, às 20:15, algumas pessoas já começaram a batucar as panelas em forma de protesto. O coro de metal, alumínio e colher de pau se acentuou quando a petista começou sua retórica de defesa de seu combalido mandato. 
 
Embora a manifestação tenha ocorrido novamente, o volume de insatisfeitos barulhentos foi menor. Nos bares da rua Curitiba, no bairro de Lourdes, as pessoas apenas comentaram sobre o barulho, mas seguiram dando mais atenção ao copo de chopp e petiscos. 
 
Na mesma rua, o taxista Wagner Alves parou seu veículo para ficar de pé e gritar fora Dilma. O motorista disse que não aguenta mais corrupção e não quer mais viver em Cuba ou na Venezuela. 
 
Na avenida do Contorno, ainda na regiao Centro Sul, mais quatro pessoas batiam panelas em uma esquina. 
 
Ao término do programa, o barulho diminuiu gradativamente. A reportagem flagrou as manifestações em bairros das regiões Centro-Sul, Nordeste e Noroeste da cidade, além de um bairro da região da Pampulha.

O repórter Guilherme Reis filmou a seguinte cena na rua Curitiba, no bairro de Lourdes, região nobre do Centro-Sul belo-horizontino:

Outra leitora flagrou o panelaço no bairro Ouro Preto, na região da Pampulha:

A jornalista Carolina Farah identificou o protesto no bairro São Bento, Centro-Sul da capital:

Um leitor do portal O TEMPO enviou a cena abaixo filmada no bairro Padre Eustáquio, Noroeste da capital:

O leitor Flávio Martins enviou seu registro do bairro Cidade Nova, Nordeste de BH:

Outro registro no Cidade Nova, este enviado pelo leitor Wallison Lins:

Pelo país

Além do protesto em BH, o programa também foi alvo de manifestações em ao menos outras oito capitais estaduais e no Distrito Federal.

Houve "panelaços" e "buzinaços" em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Palmas, Fortaleza e Recife.

Na capital paulista, foram ouvidas manifestações na Bela Vista, Pinheiros, Vila Mariana, Santa Cecília, Higienópolis, Bela Vista, Saúde, Aclimação, Barra Funda, Vila Pudente, Tatuapé e Campo Limpo.

A leitora Francisca Lima enviou registro em Copacabana, Rio de Janeiro:

O programa

No programa partidário que foi ao ar por volta das 20h30, o Partido dos Trabalhadores admite que o país vive uma crise econômica, afirma que o governo está trabalhando para contornar o problema e conclama os brasileiros a não deixar que ela se transforme em uma crise política, que "demora muito, e o sofrimento é imenso".

Apresentado pelo ator global José de Abreu e com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente Dilma Rousseff e do presidente do PT, Rui Falcão, o programa termina com uma ironia aos panelaços, dizendo que o PT foi o partido "que mais encheu a panela dos brasileiros".

O PT defende que, no governo, evitou por seis anos que a crise internacional chegasse ao Brasil, que hoje o país vive "problemas passageiros na economia" e que há pessoas tentando se aproveitar disso para "criar uma crise política que poderia trazer efeitos bem piores do que uma crise econômica".

E conclama o cidadão para evitar que isso ocorra: "Hoje, há uma pessoa capaz de evitar uma grave crise política no país: você".

São mostradas imagens de políticos oposicionistas como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Ronaldo Caiado (DEM-GO) e José Agripino (DEM-RN) e o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP).

Assista na íntegra: