Nos Estados Unidos

Bolsonaro diz que embaixadores brasileiros não fizeram nada desde 2003

Colocação vem após presidente anunciar indicação do filho Eduardo para ser embaixador do Brasil em Washington

Qua, 17/07/19 - 18h05
No governo Bolsonaro houve mudanças nas regras para o financiamento de projetos culturais e a Lei Rouanet passou a ser chamada de Lei Federal de Incentivo à Cultura | Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro, durante reunião do Mercosul, nesta quarta-feira (17), na Argentina, não poupou críticas a ex-embaixadores brasileiros nos EUA.

"Se vocês pegarem de 2003 para cá, o que os embaixadores nossos, do Brasil, nos Estados Unidos, fizeram de bom para nós? Nada!", disse o presidente. 

"Eu, quando fui a Israel, há dois anos, o embaixador lá estava na Palestina. Não estava para servir as relações comerciais entre os nossos países."

Na última quinta-feira (11), Bolsonaro anunciou a decisão de indicar o filho Eduardo para ser embaixador do Brasil em Washington, o que gerou dúvidas sobre as qualificações do deputado federal para o cargo e acusações de nepotismo.

Questionado sobre o que estaria faltando para que a indicação fosse formalizada, Bolsonaro disse que não se trata de uma decisão apenas do presidente. Segundo ele, o andamento agora depende do Senado.

"Por mim, eu decidiria agora, mas eu não posso tomar decisões de forma tão abrupta. Eu já conversei com o [presidente do Senado,] Davi Alcolumbre, com outros, alguns [que] estão dando parecer contrário, mas é porque não conhecem a vida do meu filho." 

O presidente disse que "achava" que já havia sido feito um comunicado para os EUA. Mas que "basta um telefonema simples meu para o [presidente dos EUA, Donald] Trump, nem preciso falar isso para ele, eu tenho certeza de que ele dará o sinal positivo". 
Bolsonaro também voltou a defender o filho para o cargo com o argumento de que a proximidade de Eduardo com a família do presidente norte-americano é algo importante.

"É o que eu digo: imagine se o filho do [presidente da Argentina, Mauricio] Macri fosse embaixador no Brasil, ligando para mim, querendo falar comigo. Quando ele seria atendido? Amanhã? Semana que vem? Ou imediatamente? Claro que imediatamente. Essa é a intenção."

Quando um jornalista perguntou se Eduardo receberia algum petista na embaixada em Washington, Bolsonaro respondeu: "Petista? Com bandeirinha do PT no peito? Não, ninguém, embaixada não é lugar de fazer política".

Por fim, o presidente explicou o comentário do deputado federal sobre ter qualificações para o cargo por ter fritado hambúrguer no estado americano do Maine.

"Ele fritou hambúrguer sabe por quê? Porque não tinha dinheiro para se bancar lá. Qual era a intenção dele de ficar seis meses nos EUA? Aperfeiçoar o inglês dele. E eu disse: 'Fica, mas se você bancar a tua despesa'. Por isso ele fritou hambúrguer, entregou pizza, e hoje ele tá com um inglês muito bom." 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.