Em busca de apoio

Bolsonaro e Onyx têm rodada de conversas com partidos nesta quarta

Presidente eleito e futuro chefe da Casa Civil conversam com DEM, PP e PROS; bancada do PSL também se reúne

Qua, 12/12/18 - 10h32
Jair Bolsonaro | Foto: Reprodução / Twitter

O presidente eleito Jair Bolsonaro retoma nesta quarta, 12, a rodada de conversas com partidos políticos. Ele tem encontro marcado com a bancada do DEM, legenda do ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni e, mais tarde, ambos estarão num encontro com a bancada do PSL, partido de Bolsonaro.

Será a primeira conversa entre os correligionários do presidente eleito após divergências entre integrantes da sigla virem a público. À tarde, Onyx e Bolsonaro conversam com a bancada do PP e, na sequência, com a bancada do PROS.

Na terça (11), Bolsonaro recebeu a sinalização de apoio de deputados do PSD, que terá a quarta maior bancada da Câmara no ano que vem. O apoio dos deputados, porém, não deve ser formalizado por uma questão partidária. Como Bolsonaro não abriu um canal de negociações com as legendas e, a princípio, não deve conceder espaço para indicações políticas, a avaliação é de que não faz sentido arcar com o ônus de eventuais erros da futura gestão.

Desde que iniciou as conversas formais com os partidos políticos, na semana passada, o presidente eleito conseguiu trazer apenas uma sigla para compor formalmente a sua base aliada, o PR. Já PSD, PSDB, PRB e Podemos sinalizaram apoio após os encontros, mas preferiram permanecer independentes.

Na manhã desta quarta, Bolsonaro visitou o Comando de Operações Táticas (COT) da Polícia Federal. " Me sinto extremamente honrado em ser o primeiro Presidente eleito do Brasil a visitar ao COT, unidade de operações especiais e Contra-Terrorismo da PF", escreveu Bolsonaro no Twitter.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.