Manifestação

Bolsonaro nega ter ofendido presidente da OAB e pede que STF arquive caso

Presidente disse que não teve intenção de ofender a dignidade de Felipe Santa Cruz e seu pai

Dom, 25/08/19 - 14h51
Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou ao STF (Supremo Tribunal Federal) que não imputou crime a Fernando Santa Cruz ao falar sobre seu desaparecimento durante a ditadura militar e não teve intenção de ofender a dignidade dele ou de seu filho, o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz.

A manifestação é uma resposta ao pedido protocolado pelo chefe da OAB no dia 31 de julho. Ele solicitou explicações sobre as declarações de Bolsonaro relativas ao desaparecimento de seu pai. No dia 29 daquele mês, o presidente afirmou que se Santa Cruz quiser saber como o pai dele desapareceu, ele conta.

No mesmo dia, Bolsonaro insinuou que Fernando teria sido assassinado por "justiçamento" praticado por militantes de esquerda, e não por militares. No entanto, o atestado de óbito diz que ele foi morto por agentes da ditadura. "Não tive qualquer intenção de ofender quem quer que seja, muito menos a dignidade do interpelante ou de seu pai", afirmou o presidente em resposta ao STF.

"No tocante à forma pela qual teria ocorrido a morte do pai do interpelante, limitei-me a expor minha convicção pessoal em função de conversas que circulavam à época", acrescentou. Bolsonaro não era obrigado a responder à interpelação. No dia 1 de agosto, o ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, deu a ele 15 dias para responder, se quisesse.

Representando o presidente, a AGU (Advocacia Geral da União) pediu que o caso seja arquivado. O órgão, chefiado por André Mendonça, argumenta que não houve crime porque as declarações não foram direcionadas ao pai do presidente da OAB. "O interpelado não imputou qualquer crime, nem ato específico de violência, ao pai do interpelante ou ao próprio requerente, sendo certo que a característica negativa apontada se dirigiu especificamente ao grupo e não à pessoa do pai do interpelante", diz trecho do documento.

A AGU afirmou ainda não haver dúvida de que Fernando integrou o movimento Ação Popular. "A participação do pai do interpelante no referido grupo não é passível de maiores dúvidas, assim como a periculosidade do grupo pode ser verificada em notas históricas", complementou.

(6) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Walter Oliveira 4:42 PM Aug 25, 2019
Bolsonaro BUNDÃO. O pai desse vagabundo presidente ILEGITIMO DA OAB PORQUE NENHUM ADVOGADO VOTOU NELE foi sim um terrorista amiguinho da Dilma no VAR Palmares. Foi-se o tempo que no Brasil existiam HOMENS e militares de verdade. Todos covades e cretinos Se amanhã a Amazonia foi invadida o que está proximo de acontecer não teremos nenhuma chance. Pensando bem é melhor que isso aconteça porque brasileiro é imbecil, incompetente e corrupto e não consegue administrar uma avenida quanto mais um país.
5
Denunciar

Guerreiro do Universo 4:34 PM Aug 25, 2019
Não foi ofensa?!?!?! A memória do pai, desaparecido durante a ditadura militar, foi atacada. O filho sofre, desde a infância, este dama. FAMÍLIA é tudo na vida de uma pessoa, ainda mais um pai. Bolsonaro parece julgar que as pessoas não têm sentimentos ou são idiotas. Mas ele está enganadíssimo! Suas desculpas não me convencem!
0
Denunciar

Maria Isabel Azevedo 3:59 PM Aug 25, 2019
Se isso não é ofensa?...E pior, falar por falar, só pra provocar...Isso é feio, um presidente dizer coisas assim e depois voltar atrás! Que vergonha passamos, todo dia...
0
Denunciar

othoniel 3:47 PM Aug 25, 2019
Ofendeu sim. Mas estamos no Brasil, ele não será punido.
0
Denunciar

Leandro Carreiro 3:04 PM Aug 25, 2019
Quer saber quem é a pessoa? Dê poderes a ela. Demos poderes a isso aí. E olhem só quantas idiotices já falou, quantas leis já descumpriu. E agora, temos os alienados de direita. Onde parece que o voto da direito da pessoa fazer um monte de coisas erradas, falar um monte de m....a. mas está tudo bem.
0
Denunciar

Walter Oliveira 4:43 PM Aug 25, 2019
Idiota. Pode apontar UM PAÍS do primeiro mundo governado pelas MULAS esquerdistas?????? A sua turma so existe aqui em BANANIA em Cuba e na Venezuela. Todos LIXOS.
0
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Indulto
Aliança pelo Brasil
Lava Jato
Política
Balanço
Belo Horizonte
Capitólio
Marco Antônio Felício
Finanças
Indireta