"Amor à pátria"

Bolsonaro quer retirar brasão do Mercosul do passaporte brasileiro

Governo quer fortalecer a identidade nacional e, para tal, quer trocar o símbolo pelo da República

Qua, 23/01/19 - 16h33
Passaporte brasileiro: no país, serão necessários dois anos para preparar o projeto e outros três para implementação | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A identidade visual do passaporte brasileiro poderá sofrer mudanças nos próximos meses. Isso porque o governo de Jair Bolsonaro quer retirar do documento o brasão do Mercosul e incluir o Brasão da República, tudo por conta de fortalecimento da identidade nacional.

A medida consta no documento divulgado nesta quarta-feira (23) pela Casa Civil, que retrata as ações que Bolsonaro e sua equipe pretendem adotar nos 100 primeiros dias de governo. A postura, que foi apresentada pelo chanceler, Ernesto Araújo, está entre as ações listadas pelo Ministério das Relações Exteriores como prioritárias neste início de mandato. O MRE pretende também reduzir tarifas para Mercosul.

"Aperfeiçoar instrumentos favoráveis ao setor produtivo por meio de redução tarifária e dinamização da agenda externa. Mais exportações e barateamento dos insumos e de produtos e serviços para o cidadão", diz o texto.

Entretanto, não há definição sobre quais países o Brasil intensificará suas ligações comerciais.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.