Pandemia

Brasília também cancela festa de réveillon por causa da ômicron

Ibaneis Rocha, que havia anunciado festa na semana passada, recuou e suspendeu as flexibilizações das medidas contra a covid-19 previstas para o fim do ano

Ter, 30/11/21 - 14h32
01/01/2016- Museu da República- Brsília- DF- Brasil- 6 mil pessoas celebram a chegada do novo ano no Museu da República. A chegada de 2016 no Complexo Cultural da República reuniu público estimado em 6 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Reveillon 2016 A queima de fogos durou 5 minutos e ocorreu no gramado da Esplanada dos Ministérios. Foto : Tony Winston/ Agência Brasília | Foto: Tony Winston/ Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou nesta terça-feira (30) que não haverá festa oficial de réveillon em Brasília. Eram previstos shows e a tradicional queima de fogos na Esplanada dos Ministérios.

Ibaneis suspendeu as flexibilizações das medidas contra a covid-19 previstas para o fim do ano, que que entre outras coisas liberavam as festas em áreas públicas e privadas com até 100% de ocupação do espaço, sem exigência do uso de máscara.

De acordo com o governador, a definição foi feita em reunião na manhã desta terça-feira para tratar do assunto. 

O cancelamento ocorreu diante do risco da nova variante do novo coronavírus, a ômicron, detectada na África do Sul. Por enquanto, a nova cepa não foi confirmada em nenhuma cidade do Brasil.

Semana passada, Ibaneis anunciou que a Secretaria de Cultura do DF preparava uma festa com ao menos cinco palcos. Ele reiterou que o avanço da vacinação e a queda dos índices da pandemia eram favoráveis para as comemorações.

Em relação ao carnaval de 2022, Ibaneis Rocha afirmou que não tem nenhuma definição. 

Até o momento, cancelaram festas oficiais de  réveillon  Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Palmas, Salvador, São Luís e Teresina.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.