Prevenção

Câmara de BH amplia suspensão de homenagens

Reuniões solenes ficam impedidas de ocorrer até 30 de junho deste ano; prazo anterior ia até o final de 2020

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 30 de janeiro de 2021 | 12:54
 
 
Câmara Municipal de Belo Horizonte Foto: DENILTON DIAS – 4.11.2016

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Belo Horizonte publicou neste sábado (30), no Diário Oficial do Município (DOM), a prorrogação da suspensão das reuniões solenes para a concessão de homenagens como cidadania honorária e diploma de honra ao mérito. O prazo, que ia até o fim do ano passado, agora vai até 30 de junho deste ano.

A decisão foi alterada na norma que dispõe sobre as medidas temporárias para fins de prevenção à infecção e à propagação da Covid-19 vigente desde o ano passado na Câmara. As demais normas permanecem inalteradas.

Na publicação deste sábado, a Mesa Diretora ressaltou que as reuniões de comissão podem sem realizadas de maneira remota, ainda que todos os vereadores estejam presentes e que os parlamentares deverão “providenciar câmera, microfone e equipamento de conexão à internet, com capacidade suficiente para a transmissão segura e estável de áudio e vídeo, nos termos e requisitos definidos pelo setor de informática”.

As homenagens prestadas por vereadores foram afetadas pela pandemia. Entre diplomas de honra ao mérito e concessão de cidadania honorária e medalhas, foram 56 solenidades realizadas em 2019 com esses intuitos. Já em 2020, pela impossibilidade de acesso do público à Casa, apenas quatro homenagens foram feitas, todas elas antes dos casos de coronavírus eclodirem na cidade.