Protesto

Casa do senador Antonio Anastasia é pichada em BH

Senador é acusado de ser golpista em pixo na porta de sua casa.

Dom, 01/05/16 - 16h51

O edifício onde o senador Antonio Anastasia (PSDB) mora, em Belo Horizonte, foi pichado na manhã de hoje. O pixo dizia "Anastasia Golpista" e "PSDB Golpista" e pode ser uma retaliação à sua posição de relator da comissão especial do impeachment. Ele foi escolhido para o cargo no início da semana, contra a vontade dos senadores governistas.

O prédio fica no bairro de Lourdes, na região Centro-Sul da capital. Os escritos foram feitos na fachada do prédio e no asfalto, em frente ao imóvel. A Polícia Militar esteve no local, e a princípio a suspeita é de que ela tenha sido feita por movimentos sociais e apoiadores da presidente Dilma Rousseff. Segundo os militares, cerca de 50 pessoas com bandeiras e faixas vermelhas estava no local, mas ninguém foi preso. 

Após a chegada da polícia, eles teriam se dispersado e andando até a Praça da Liberdade, onde acontece um ato contra o impeachment da presidente. 

Quando o senador foi eleito relator da comissão, os governistas chegaram a contestar a sua indicação. Eles apresentaram dois argumentos, ambos atestando a falta de isenção do político para julgar a deposição da presidente Dilma. O primeiro, afirma que ele é do partido que disputou e perdeu as últimas eleições presidenciais. Além disso, eles alegam que o consultor jurídico do PSDB assinou o pedido de impeachment, o que transferiria para o partido a autoria do pedido. 

Mesmo com a contestação, ele continua com a posição e a expectativa é de que o seu relatório seja votado no dia seis de maio e que siga para votação no Senado no dia 12. 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.