ELEIÇÕES 2022

Ciro diz que dificuldade em conseguir alianças é 'abolicionismo'

O pedetista foi o segundo da série de entrevistas com presidenciáveis no Roda Viva, da TV Cultura

Seg, 15/08/22 - 23h56
Na imagem, o candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) | Foto: Reprodução/Instagram

O ex-ministro e postulante ao Planalto pelo PDT, Ciro Gomes, comentou na noite desta segunda-feira (15) sobre a sua dificuldade em conseguir alianças políticas para a corrida presidencial. O pedetista cravou que pretende fazer um governo diferente dos anteriores, e que é candidato por necessidade.

“Se a gente se lembrar da luta dos abolicionistas, nenhum  sem um deles foi ajudado pelos escravistas então é disso que se trata eu sou um vitorioso na vida pública e eu estou disputando a presidência da república porque eu defendo projetos país que antagoniza com sistema de governança e o sistema econômico que estão liquidando o Brasil", declarou Ciro.

Candidato pela quarta vez, Ciro chega ao período de campanha eleitoral sem alianças com outras legendas, como também aconteceu em 2018.

Em um debate acalorado com jornalistas, o pedetista também mencionou o seu nome como uma alternativa ao atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sobre Lula, o ex-ministro afirmou que eventual eleição do petista será o ‘maior estelionato eleitoral’. Em relação a Bolsonaro, o pedetista afirmou que o atual presidente e candidato à reeleição tem um "delírio golpista" na cabeça, e que a democracia no país é uma "abstração marciana".

Banco Central

Ciro voltou a criticar a atual autonomia do Banco Central (BC). Segundo ele, uma alternativa ao atual modelo seria "dar ao BC uma mandato duplo" para a entidade "perseguir a inflação a pleno emprego".

"Esse país está sendo assaltado. Isso que eu quero acabar".

Militares fora do governo

Em eventual governo, Ciro afirma que um dos seus primeiros atos normativos será o de proibir a participação de militares da ativa em cargos comissionados políticos. 

Além disso, pretende restaurar um critério de promoção para esse grupo. O ex-deputado federal e ex-ministro Aldo Rebelo (PDT) deve aconselhar o postulante nesse sentido.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.