Crítica

Ciro diz que Lula é 'enganador profissional' e 'defunto eleitoral'

O pedetista foi o convidado da estreia do novo formato do programa "Provocações", TV Cultura

Qua, 15/05/19 - 10h24
Ciro diz ter ficado "deprimido" ao assistir a entrevista que Lula concedeu da prisão aos jornais El Paíse Folha de S.Paulo pela falta de autocrítica

O candidato derrotado à Presidência da República em 2018 Ciro Gomes (PDT) fez críticas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao PT em sua participação na reestreia do programa Provocações, da TV Cultura, agora apresentado por Marcelo Tas nesta terça-feira, 14.

Ciro diz ter ficado "deprimido" ao assistir a entrevista que Lula concedeu da prisão aos jornais El Paíse Folha de S.Paulo pela falta de autocrítica. "Eu conheço o Lula. Ele é um encantador de serpentes, um enganador profissional. Não tem um companheiro com quem ele não tenha sido desleal ao longo da vida inteira, ele cultiva isso", disse.

O ex-governador do Ceará voltou a falar que, se Lula se considera um preso político, deveria ter pedido asilo em alguma embaixada. "A petezada amalucada não percebe a incongruência. Se eu sou acusado falsamente e ameaçado de prisão arbitrária e política, eu iria a uma embaixada pedir asilo e denunciar. Se Lula se acha um preso político, é a única saída. Sugeri isso."

O ex-ministro disse que o PT tem dificuldades para lidar com o fato de Lula ter se tornado um "defunto eleitoral" por conta das condenações. O ex-presidente está preso em Curitiba e foi condenado em três instâncias pelo caso do triplex na Operação Lava Jato.

"No PT todo mundo sabe que do ponto de vista eleitoral o Lula é carta fora do baralho. Como manejar este defunto eleitoral é muito delicado para todos eles. Ele fez uma lei que determina que num País com quatro graus de jurisdição, no 2º grau de condenação, você perde os direitos políticos. Ele está inelegível até fazer 90 anos."

Ciro também falou sobre Jair Bolsonaro. Disse que o presidente venceu a eleição aproveitando-se da onda antipetista e, com a facada, teve uma razão factível para não ir aos debates na TV, algo que o favoreceu, na avaliação do ex-ministro.

"Significava que o mais tosco, simples e fácil de ser entendido como intérprete do antipetismo decolava. Era o Bolsonaro. Nenhum de nós, políticos, achava que ele se aguentava porque era muito vazio. Ninguém botava fé. Ele foi adiante por conta da facada, que deu a ele uma razão para não ir aos debates."

Criticado pela esquerda por não ter declarado apoio a Fernando Haddad, candidato do PT contra Bolsonaro no 2º turno na eleição do ano passado, Ciro diz não sentir culpa e criticou o partido de Haddad citando erros da gestão de Dilma Rousseff e a escolha de Michel Temer (MDB) para a vice-presidência de Dilma.

"Era só olhar para as pesquisas. Para o bolsominion, o Bolsonaro pode andar pelado na rua e isso vai ser relativizado. Assim virou o fanático do PT. Só que eu já engoli m* em nome deles demais. Mais muita. Dilma 1 e Dilma 2, por exemplo. Se ninguém sabia, eu sabia que ela não tinha experiência de nada. E o Michel Temer eu denunciei que ele rouba há mais de 30 anos. O governo dela foi um desastre transcendental e o PT apaga", afirmou.

(27) comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Maria Augusta 7:17 AM May 16, 2019
Ainda não mandaram o Ciro pro hospício?
3
Denunciar

Tião 7:40 PM May 15, 2019
Deve ser terrivel ver um simples torneiro mecânico chegar ao cargo máximo da nação por duas vezes, enquanto um economista da Havard não chega nem no segundo turno . É de uma inveja sem tamanho
10
Denunciar

Sergio Amaral 5:33 PM May 15, 2019
Não como Palocci ,mas conhece razoavelmente bem o meliante de Curitiba e está sendo verdadeiro no quesito declarado: enganação. Se é mais ou menos adequado a política nacional falta-lhe muito,mas não é um descartável.
6
Denunciar

FAM BRASIL 5:22 PM May 15, 2019
tenho certeza que se colocasse ele hoje contra o Bolsonaro ele ainda perderia.
5
Denunciar

FAM BRASIL 5:21 PM May 15, 2019
Será que esse cidadão acredita mesmo que teria chance de ganhar para presidente algum dia ?
6
Denunciar

FAM BRASIL 5:20 PM May 15, 2019
Nós tamo é fudidos , só tem fumo na política desse Pais
4
Denunciar

Ricardo Alves de Oliveira 4:37 PM May 15, 2019
Esse cidadão deveria colocar pijama e ficar a ver novelas no Ceará. Não cabe aqui discutir Lula, Dilma etc. O fato é que ele ao criticar Bolsonaro, se classifica como um mal caráter. Ora, sabedor de tudo isso que estava por vir, ele se acovardou no segundo turno das eleições, e com isso jogou nossa frágil democracia, na lata de lixo. Então se torna agora nada menos que um demagogo.
8
Denunciar

Moura 4:01 PM May 15, 2019
Um idiota criticando outro...
3
Denunciar

José Brasil 3:48 PM May 15, 2019
PODERIA TER FALADO COISAS NOVAS...O QUE TODO MUNDO JÁ SABIA FICA ÓBVIO!!
4
Denunciar

Galileo 2:49 PM May 15, 2019
Fala muita bobagem. Perdeu uma grande chance de ficar calado.
5
Denunciar

Esteves 2:42 PM May 15, 2019
Se vence eleiçao de 2018 com apoio de Lula dificilmente falaria isso. Agora resta esperar 2022 e criar projeto de Campanha pra ajudar 180 milhoes de Pessoas com cadastro no SPC.
1
Denunciar

Maria Silva 2:05 PM May 15, 2019
Palavras de um perdedor inconformado.
4
Denunciar

Danilo 1:39 PM May 15, 2019
Em resumo, o Lula, o PT e a facada ajudaram o Bolsonaro.
9
Denunciar

Maria Silva 2:07 PM May 15, 2019
Facada muito mal dada por sinal.
9
Denunciar

Mineiro 1:08 PM May 15, 2019
Deixem o Barbudo se candidatar.. e vão ver o defunto eleitoral ser eleito com 80% no primeiro turno.
36
Denunciar

Sergio Amaral 5:37 PM May 15, 2019
Mineiro gosta mesmo de caca, haja vista o que elegeu nos dois ultimos governantes e a calamidade pública deste ente federado.Agora a nível nacional eleger este meliante é no mínimo um deterioramento mental coletivo a exemplo de seguidores de seitas religiosas,ou quiçá membro de facção criminosa...
36
Denunciar

Renato Paulino 12:52 PM May 15, 2019
Errata. #LullaEnganador Profissional e defunto Eleitoral#
10
Denunciar

Renato Paulino 12:50 PM May 15, 2019
Estou aguardando a publicacao do meu comentario.
9
Denunciar

Renato Paulino 12:48 PM May 15, 2019
A mim, nao convence. O que me chama atencao e o estilo dos "Gomes" para destilar as suas impressoes sobre o PT e Lulla. O anedotario politico recebeu as seguintes contribuicoes da familia Gomes. 1) Cid Gomes------- "BabacaLullatapreso". 2) Ciro Gomes ---------#LullaeEnganadorProfissionalePoliticoEleitoral". Cruz Credo, estoufora. Se virem PDT e PT. Mordam-se.
7
Denunciar

Maria Augusta 7:19 AM May 16, 2019
honesto são os tucanos? kkkkkkkkkkk
7
Denunciar

marcelo rodrigues ramos 12:35 PM May 15, 2019
Até pouco tempo Ciro endeusava o Lula e agora que pretende chegar a presidência larga a falar besteira. Será que ele não tem caráter? Isso que Ciro faz é papel de covarde. Pouco tempo ele falou que recebia o Moro a bala na fala em favor do Lula, e agora vem com essa conversa mole isso é papel de covarde sem moral.
3
Denunciar

Henrico Zanabria 11:47 AM May 15, 2019
Este aí é igual ao sujeito que apronta a vida inteira e depois se converte para redimir dos seus pecados. Neste caso, muitos podem realmente arrepender, no caso de Ciro Gomes trata-se apenas de um jogada para tentar se eleger. É tão enganador quanto Lula, a quem até a pouco tempo Sérvia com devoção.
7
Denunciar

Esteves 11:37 AM May 15, 2019
Em Entrevistas é assim mesmo. Criticou bastante Bolsonaro tb em entrevistas pra quando ficou frente a frente nos 2 Primeiros Debates na Eleiçao pra Presidente ficou chamando Bolsonaro de prezado amizado e estimado colega parlamentar.
2
Denunciar

Guaxinim do Sri Lanka 11:19 AM May 15, 2019
kkkk ai ai... tudo farinha do mesmo saco. Mas valeu... pelo menos já acordou pra vida... viu a real ...
7
Denunciar

Kikin 10:51 AM May 15, 2019
e vc um oportunista babaca...
9
Denunciar

Toma jeito 10:31 AM May 15, 2019
Fogo amigo! Isso aí! É isso que o povo gosta, é isso que o povo quer! Vocês mesmos se comendo vivos, esquerdistas!
15
Denunciar

Maria Augusta 7:20 AM May 16, 2019
enquanto a familia BOZO rouba.
15
Denunciar

Leia mais
LEIA MAIS
Mi Casa Su Casa
Teto
Lava Jato
Imbróglio
Afetadas
Nos Estados Unidos
Glenn Greenwald
Glenn Greenwald
Nos EUA
Polêmica da vez