Fotografia

Collor fez macumba para atingir Janot 

Numa mesa, os agentes encontraram uma foto do conselho do CNMP com os rostos de Janot e de George assinalados num círculo feito a caneta

Dom, 01/11/15 - 19h45
Collor chegou a chamar Janot de filho da puta em plenário | Foto: Jefferson Rudy

Brasília. O senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) teria recorrido novamente às forças espirituais para se livrar de uma encrenca. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, a Polícia Federal (PF) encontrou na casa do parlamentar – denunciado pela força-tarefa da Lava Jato ao Supremo –, em julho, o que seria um despacho de macumba endereçado ao chefe do Ministério Público Federal, Rodrigo Janot, e a Fábio George da Silva, o homem-forte de Janot no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Numa mesa, os agentes encontraram uma foto do conselho do CNMP com os rostos de Janot e de George assinalados num círculo feito a caneta. Acima da foto, numa folha de papel com o timbre do Senado, os nomes de vários orixás: Iemanjá, Elegbara, Oxalá, Ogum, entre outros.

Em 1992, quando recorreu ao mesmo expediente, a tentativa não deu certo, e Collor acabou sendo alvo de um processo de impeachment que culminou com sua saída da Presidência.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.