Na internet

Com escândalo envolvendo Temer, usuários do Twitter pedem 'Diretas Já'

Internautas já falam em uma eleição neste ano entre Lula e Jair Bolsonaro

Qua, 17/05/17 - 21h19

Diante de um novo escândalo na política brasileira, dessa vez, envolvendo um flagrante do presidente da República, Michel Temer (PMDB), que, segundo o jornal “O Globo” (leia mais AQUI), foi filmado pelo dono da empresa JBS dando aval para a compra do silêncio de Eduardo Cunha, milhares de brasileiros pedem por “Diretas Já” no Twitter.

Veja os memes que circulam na rede social:

O “Diretas Já”, que teve início em 1983, foi um dos movimentos de maior participação popular da história do Brasil. A campanha propunha eleições diretas para o cargo de presidente, algo que não acontecia no país desde 1960 – a última eleição antes do Golpe Militar de 1964.

Apesar do movimento em todo o país, o Congresso Nacional não aprovou, em 1984, a emenda que tornaria possível o “Diretas Já”. Dessa forma, houve uma eleição indireta no ano seguinte, quando Tancredo Neves foi eleito presidente em campanha contra Paulo Maluf.

Dessa vez, com um apelo iniciado no Twitter, alguns nomes já são especulados para a eleição. Entre os mais citados estão o ex-presidente Lula (PT) e o deputado Jair Bolsonaro (PSC).

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.