votação

Com menor oposição desde 1998, tucano vai presidir Assembleia de SP

Deputado estadual Fernando Capez (PSDB) foi eleito com 92 votos a favor neste domingo; deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL), único adversário de Capez, teve dois votos.

Seg, 16/03/15 - 11h40

Em seu terceiro mandato, o deputado estadual Fernando Capez (PSDB) foi eleito neste domingo (15) o novo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo.

O tucano venceu a disputa com 92 votos, incluindo tanto o apoio da base governista como dos parlamentares petistas, que fazem oposição ao governador Geraldo Alckmin (PSDB). O deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL), único adversário de Capez, teve dois votos.

A eleição foi promovida após a cerimônia de posse da nova legislatura da Assembleia Legislativa de São Paulo. A bancada oposicionista nos próximos quatro anos, formada por PT, PSOL e PCdoB, será a menor desde 1998.

A indicação de Capez para a presidência da Casa Legislativa foi aprovada em fevereiro pela bancada estadual do PSDB e não sofreu resistências do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Segundo a reportagem apurou, a preferência do governo paulista era pelo nome do deputado estadual Barros Munhoz (PSDB), que já presidiu a Assembleia. Diante da preferência por Capez entre os deputados estaduais do PSDB, no entanto, a administração estadual optou por se distanciar do processo de sucessão para evitar se indispor com a bancada tucana.

PT

Em acordo articulado com o PT e o DEM, o deputado estadual Ênio Tatto (PT) continuou à frente da primeira-secretaria. O deputado estadual Edmir Chedid (DEM) foi reconduzido à segunda-secretaria.

A recondução de Tatto para o posto chegou a dividir a bancada petista, que defendia também o nome do deputado estadual João Paulo Rillo, que foi líder do PT na legislatura passada. Com o aval do comando estadual petista, que articulou sua continuidade à frente do cargo, Tatto venceu a disputa interna.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.