Benefício

Comissão vota PEC que permite a parlamentar assumir embaixada sem perder mandato

Proposta que muda a Constituição para beneficiar parlamentares foi apresentada pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da CCJ

Por Renato Alves
Publicado em 06 de julho de 2022 | 09:50
 
 
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) é o autor da proposta que muda a Constituição e permite a parlamentar assumir o comando de uma embaixada sem perder o mandato Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deve votar nesta quarta-feira (6) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a parlamentar assumir o comando de uma embaixada sem perder o mandato. 

A votação de projetos na CCJ está marcada para começar às 10h30. O que muda a Constituição para beneficiar parlamentares foi apresentada pelo senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente da CCJ, e é relatada pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).

Atualmente a Constituição prevê a manutenção do mandato parlamentar quando deputados federais ou senadores estiverem chefiando missão diplomática temporária. Mas para exercer o cargo de embaixador (missão diplomática permanente), o parlamentar tem de abandonar seu mandato. 

O texto foi alvo de críticas durante audiência pública promovida pela CCJ na última terça-feira (5).

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.