A partir de 2022

Congresso promulga aumento de 1% de FPM para municípios

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que a emenda contribui para amenizar a crise financeira dos municípios.

Qua, 27/10/21 - 15h56
Congresso Nacional: agora é rezar para que as mudanças não tragam figuras ainda menos qualificadas como as que tínhamos | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Congresso Nacional promulgou nesta quarta-feira (27) a Emenda Constitucional 112/2021, que aumenta o repasse de Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 1% a partir de 2022.

A emenda é originária da PEC 391/2017. De acordo com o novo texto, a União deverá repassar 23,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI). Até então, o repasse era de 22,5%.

O presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) disse que a emenda contribui para amenizar a crise financeira dos municípios.

“Em que se dá um importante passo para reafirmar o princípio federativo que orientou a criação da nossa República. Contribuindo para alcançar a saúde financeira e assegurar a efetivação da autonomia dos municípios. Como sabemos os municípios veem enfrentando uma grave crise há muito tempo. Os poderes Executivo e Legislativo têm buscado alternativas para mitigar o problema, mas infelizmente o tempo de maturação dessas soluções não tem acompanhado a velocidade do crescimento dos impasses fiscais dos municípios”, disse Pacheco.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, disse que, no total, os municípios receberão R$ 15 bilhões a partir do ano que vem.  

"Isso representa agora, com implementação de 1%, R$ 15 bilhões para os municípios do Brasil. É significativo porque entra como despesa disponível, não é vinculada, e também não entra na admissão dos 20% do Fundeb. Portanto, é um valor significativo para suportar a realidade", disse. 
 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.