Câmara dos Deputados

PT quer CPI para investigar apagão de dados do Ministério da Saúde

Os parlamentares citam que o apagão de dados compromete a divulgação de informações de combate à Covid

Ter, 11/01/22 - 19h13
Reginaldo Lopes é o coordenador da campanha presidencial do PT em Minas | Foto: Denilton Dias

A bancada do PT na Câmara dos Deputados quer abrir uma investigação para apurar a queda do sistema de dados do Ministério da Saúde referentes à pandemia da Covid-19. 

Os parlamentares citam que o apagão de dados compromete a divulgação de informações de combate à Covid em um momento em que a contaminação voltou a crescer com a variante Ômicron. 

“O Brasil precisa saber quem foram os responsáveis pelo apagão de dados e se as informações sobre vacinação, internações e indicadores de gestão foram comprometidas. Nós do PT queremos uma CPI para investigar o apagão no Ministério da Saúde", disse Reginaldo Lopes (PT-MG), líder do partido na Câmara dos Deputados. 

No dia 10 de dezembro, um ataque hacker derrubou sistemas do Ministério da Saúde, como o ConecteSUS, aplicativo que as pessoas podem baixar carteira de vacinação para apresentação de comprovante. 

Este ato fez o Ministério da Saúde refazer sistema de armazenamento de dados sobre o Coronavírus. Neste período, até o começo deste mês, Estados ficaram impossibilitados de divulgar boletins com dados da pandemia. Este sistema foi reestebelecido nesta semana, informou o governo. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar o noticiário dos Três Poderes.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.