Congresso Nacional

Veja a íntegra do relatório da CPMI do 8/1, que mira Bolsonaro e outros

O documento foi apresentado nesta terça (17) pela relatora, senadora Eliziane Gama; expectativa é que a votação aconteça na quarta (18)

Por Lucyenne Landim
Publicado em 17 de outubro de 2023 | 10:34
 
 
A senadora Eliziane Gama é a relatora da CPMI que investiga os atos de 8 de janeiro no Congresso Nacional Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) apresentou nesta terça-feira (17) o relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional que investiga os atos de 8 de janeiro. O documento, com mais de 1,3 mil páginas, foi construído com as informações colhidas nos cinco meses de trabalho.

O relatório pede o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes de associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Também foram alvo de pedidos de encaminhamentos pela Justiça mais 60 pessoas. Entre elas, ministros do governo Bolsonaro e assessores do ex-presidente, como o tenente-coronel Mauro Cid.

A expectativa é que o parecer seja votado na quarta-feira (18), encerrando com mais de um mês de antecedência as atividades da CPMI, que tinha autorização para funcionar até 20 de novembro.

Veja abaixo a íntegra do documento apresentado por Eliziane Gama: